6 de Novembro de 2025 às 09:25

Fecomércio  através do SENAC realiza curso Básico de Fotografia Digital em Patos de Minas

A formação é ofertada por meio do Programa Senac+ e as aulas começam em novembro

Uma das principais ferramentas de competitividade para empreendedores na era digital, a fotografia, muitas vezes, é o primeiro contato entre o cliente e o produto/serviço. Para suprir essa demanda, o Senac em Patos de Minas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com vagas abertas para o Curso Básico de Fotografia Digital.

Serão duas turmas: no turno da manhã, com início das aulas dia 3 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h. E à tarde, começando no dia 10, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas, presencialmente, no Senac.

Para fazer a matrícula, é necessário apresentar um documento com foto, CPF, comprovante escolar e de residência. Menores de idade precisam comparecer acompanhados dos responsáveis legais. Mais informações, pelo telefone (34) 2106-3700 ou pelo WhatsApp: (31) 3057-8600.

Ponto de partida

Elaborado como uma formação inicial, o curso não exige conhecimento prévio em fotografia. A qualificação prepara o empreendedor para criar uma identidade visual forte, aumentar o engajamento nas redes sociais e destacar-se na concorrência.

O docente do Senac Deangelis Camargos explica que os participantes aprendem “habilidades práticas e criativas no uso de câmera, incluindo de celular, a fotografar em diferentes ambientes e a construir narrativas visuais. Também a realizar a edição e o tratamento básico de imagens, corrigindo cores, brilho e contraste, além de organizar e armazenar os arquivos digitais”.

Os estudantes desenvolvem ainda habilidades de comunicação, como levantamento das informações para cada demanda, a precificação do trabalho e como orientar os possíveis clientes no momento da produção das imagens.

A formação é destinada ao público em geral, não apenas para quem deseja atuar na área. “Já tivemos entusiastas, amadores, estudantes e profissionais da comunicação, além de pessoas em busca de uma nova habilidade ou de um novo emprego”, recorda o docente.

Novas possibilidades

“O curso abre um variado leque de oportunidades de atuação”, enfatiza Deangelis. Para autônomos, a fotografia de produtos para pequenas lojas; criação de conteúdo visual (fotos e vídeos) para redes sociais de pequenos negócios; trabalhar como assistente de fotógrafos em casamentos ou aniversários, auxiliando na iluminação e na segunda câmera; e com fotografia para pequenos eventos, como festas infantis e confraternizações.

E para quem trabalha em empresas: produção de conteúdo fotográfico para as redes sociais, site e materiais de divulgação; agentes imobiliários - habilidade para tirar fotos de melhor qualidade dos imóveis para portais e anúncios; profissionais de vendas – aprimorar a apresentação de produtos em catálogos e propostas comerciais.

A metodologia centrada em um projeto prático e com propósito é o diferencial do curso. “Na última turma, criamos a exposição ‘Rostos que Contam Histórias’, fio condutor que conectou todas as aulas. Como resultado, os alunos aprenderam a usar a técnica fotográfica (composição, luz, edição) como uma ferramenta para contar uma história e transmitir emoção”, evidencia Deangelis.

Senac +

O curso é ofertado por meio do Programa Senac+. Podem participar alunos indicados por empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis. Essas instituições devem estar devidamente credenciadas junto ao Senac.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!