7 de Maio de 2020 às 14:51

Falso leiloeiro vende, recebe mas não entrega veículo a vítima de Araxá

Como saber se o site de leilão oficial é falso ou verdadeiro?

Continue lendo após anúncio
 

ARAXÁ (MG) - No dia 06/05, por volta das 15h00min, a Polícia Militar foi acionada por uma vítima que relatou ter efetuado a compra de um veículo Ford Ka em um site de leilões, tendo efetuado o pagamento via depósito bancário em uma conta que lhe foi repassada no dia 29/04/2020.

Após a concretização do depósito, a vítima aguardou até a presente data o contato com o vendedor, porém sem sucesso, e só então percebeu se tratar de um golpe, constatando que o site era falso.

Como saber se o site de leilão oficial é falso ou verdadeiro?

SITE VERDADEIRO: Muda o formato e conteúdo do site de leiloeiro para leiloeiro, cada um tem a sua personalização.

Tem o nome completo do leiloeiro e número de registro na Junta Comercial do Estado e telefone fixo.

SITE FALSO: Sempre o mesmo formato e conteúdo, mudam de nome constantemente após enganar uma vítima.

SITE VERDADEIRO: Na maioria (quase 100%) o nome do site é o mesmo do leiloeiro oficial.

SITE FALSO: Cem por cento tem o nome fantasia, não tem o nome dos responsáveis e só atendem via celular ou WhatsApp.

SITE VERDADEIRO: Não exige cadastro prévio para visitação dos bens, cujo local consta no site.

SITE FALSO: Obrigam você a se cadastrar previamente, enviar cópias dos seus documentos pessoais via WhatsApp. Os bens são só fotos roubadas e o local são falsos e inexistentes.

SITE VERDADEIRO: O menu é completo e varia conforme o leiloeiro. As informações são precisas e confiáveis.

SITE FALSO: O menu é sempre o mesmo e todas informações são falsas, os textos não condizem com o título: Home, Sobre nós, o Leiloeiro, Contato, Cadastro e Login - ao acessar o menu, nada informa conforme o título pesquisado, contém mensagem completamente diferente e sem nexo. Ao enviar um e-mail ocorre sempre um “erro” e não envia.

SITE VERDADEIRO: A terminação do site é sempre.com.br (ponto com ponto br); são registrados no Brasil (registroBR).

SITE FALSO: A terminação é sempre .com (ponto com), o site é registrado fora do Brasil para não identificar os responsáveis.

SITE VERDADEIRO: Nunca pede para você fazer o cadastro para poder visitar os bens e informa o local onde você vai e tem acesso aos veículos, sem precisar fazer cadastro para visitação e o horário é diário sem nenhuma restrição ou exigência.

SITE FALSO: Exige que você faça o cadastro antes, limita o dia e horário para ver os bens (que não existem) e o local indicado é falso geralmente com uma foto da localização do Google Maps, situado na periferia e de difícil acesso.

SITE VERDADEIRO: O Pagamento do veículo ou bem arrematado é feito somente no nome do leiloeiro oficial.

SITE FALSO: A sua oferta sempre será a vencedora, imediatamente pedem que você deposite o valor do seu lance na conta bancária de um “representante financeiro” que é membro da quadrilha no prazo de 24 horas, esta figura comercial não existe no leilão oficial verdadeiro e em lugar nenhum.

SITE VERDADEIRO: As modalidades de leilão são presenciais (onde você vê os veículos e faz a sua oferta) e o leilão online (via site do leiloeiro) com todas informações sobre dia, local e hora para realização do leilão e visitação dos bens.

SITE FALSO: Informa que o leilão é presencial e online, mas, só existe o falso leilão online. Se perguntados, dão o nome de um leiloeiro oficial registrado, você pesquisa e realmente encontra só que estão usando o nome do leiloeiro oficial ilegalmente, para enganar você.

SEJA PRUDENTE PARA NÃO SER ENGANADO:

Nunca faça o seu cadastro sem antes ver e examinar os bens no local indicado no site.

Não pague nada adiantado em nome de quem você não conhece, o tal “representante financeiro”. Evite comprar em leilão via internet. Dê preferência ao leilão presencial com a presença do leiloeiro e demais interessados.

Fonte: https://leiloeirosdobrasil.com.br

Ivanildo Pontes – Professor do Curso Preparatório para Formação de Leiloeiro Oficial

Editor e jornalista responsável pelo portal Leiloeiros do Brasil


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!