26 de Setembro de 2025 às 11:55

Expresso União obteve autorizações que ampliam o número de linhas entre Minas/São Paulo e São Paulo/Rio

A empresa ganha mais flexibilidade de horários, amplia a oferta de assentos e presença no corredor Sudeste, um dos mais importantes do país.

Foto: divulgação

O Expresso União obteve autorizações que ampliam o número de linhas, consolidando a ligação de importantes polos do interior mineiro com a capital paulista e também conectando cidades paulistas ao Rio de Janeiro, o que fortalece a presença da empresa no corredor Sudeste, um dos mais dinâmicos do país.

Em 09/09, a empresa foi autorizada a realizar a operação simultânea das linhas São Paulo/SP - Ipatinga/MG e Santos/SP - Ipatinga/MG, ampliando a conectividade entre o litoral paulista, a capital e o leste mineiro.

Em 11/09, recebeu aval para operar simultaneamente as linhas Governador Valadares/MG - São Paulo/SP e Teófilo Otoni/MG - São Paulo/SP, consolidando a ligação de importantes polos do interior mineiro com a capital paulista.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Deliberação n° 286/2025, autorizando a Expresso União Ltda. a realizar a operação simultânea das linhas Rio de Janeiro - Franca/SP e Rio de Janeiro - Ribeirão Preto/SP, no trecho Rio de Janeiro - Ribeirão Preto. A medida garante maior flexibilidade de horários, amplia a oferta de assentos e fortalece a presença da empresa no corredor Sudeste, um dos mais dinâmicos do país.

Com sede em Patrocínio (MG) e mais de 65 anos de atuação, além de garagens em outras importantes cidades do país, a Expresso União consolidou sua presença em rotas de média e longa distância, especialmente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Centro-Oeste.

O Expresso União pertence ao Grupo Comporte (holding da família Constantino, natural de Patrocínio (MG)). O relatório de investidores do grupo lista a empresa entre as controladas e mostra outras participações, como Viação Piracicabana, Princesa do Norte, Empresa Cruz, Expresso Maringá, Metrô BH/VDMG e BR Mobilidade (na Baixada Santista, onde opera o VLT da EMTU e linhas metropolitanas de ônibus intermunicipais, entre outras).

Essa integração permite ao grupo operar de forma coordenada, racionalizando linhas, ampliando conexões interestaduais e otimizando investimentos em frota e tecnologia.

No caso da Expresso União, a entrada no grupo garantiu maior competitividade em mercados de longa distância, além de possibilitar a modernização da frota e a expansão para novos mercados.

O Grupo Comporte, por sua vez, é responsável pelo transporte de milhões de passageiros anualmente, sendo hoje um dos pilares do transporte rodoviário interestadual no Brasil. Com a nova autorização da ANTT, o grupo fortalece ainda mais sua malha integrada, oferecendo aos passageiros um maior número de opções de viagens e conexões.

Com a decisão da ANTT, os passageiros passam a contar com mais alternativas de horários no trecho Rio de Janeiro - Ribeirão Preto, além de integração com a rota até Franca (SP), cidade polo dos setores de calçados, saúde e educação.

Na prática, a operação simultânea facilita a gestão de frota, reduz a sobreposição de viagens e melhora a competitividade frente a outros modais, como o transporte aéreo e os aplicativos de ônibus.

Da redação do POL com informações ANTT e Diário dos Transportes/Alexandre Peleggi - Foto: divulgação


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!