7 de Março de 2018 às 09:45

Expocaccer realiza “Elas no Café” para iniciar atividades do seu grupo de mulheres da cafeicultura

Encontro realizado em parceria com o Sebrae, apresenta o universo de possibilidades que o café oferece como negócio, motivando mais mulheres a participa

Comunicação Expocaccer

O dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, foi a data escolhida pela Expocaccer para dar início às atividades do seu Grupo de Mulheres da Cafeicultura que agora passa a se chamar “Elas no Café”, nome que também intitula o evento que acontece na fazenda Chácara Colônia Agrícola, de propriedade dos cooperados da Expocaccer, Marcus, Sheyla e Mariana Heitor, na região de Patos de Minas e que conta com a parceria do Sebrae para sua realização. Tanto o evento, quanto o grupo, destina-se às mulheres do quadro social da Expocaccer, ou seja, cooperadas, esposas e filhas de cooperados.

Inserindo as mulheres no negócio café

A fazenda escolhida para realização do evento tem em sua administração duas figuras femininas atuantes no negócio da família e, por isso, será o palco do início das atividades do grupo que tem por objetivo inserir as mulheres na cafeicultura mostrando o universo de possibilidades que o café oferece como negócio, indo além do trabalho no campo.

Esta também é a temática do painel do encontro: “Esse café é meu: o caminho encontrado por mulheres para fazer do café o seu negócio”. De forma dinâmica, o encontro traz histórias e casos de sucesso de mulheres que participam do agronegócio café de várias formas. Como expositoras o evento traz Caprice Cerchi, mestre de torra e QGrader, também sócia-proprietária da Ísole Cafés Especiais; Eliane Cristina Barbosa Cardoso, Superintendente da Coocacer Araguari; Érika Urban, diretora administrativa do Grupo Farroupilha, cafeicultora na Fazenda Rio Brilhante e cooperada da Expocaccer; Mariana Heitor, cafeicultora na fazenda Chácara Colônia Agrícola (anfitriã do evento), cooperada e conselheira administrativa da Expocaccer e Mariana Proença, jornalista e diretora de conteúdo da Café Editora e Revista Espresso.

O comando do debate fica com a professora universitária na UVF, Doutora, Mestre e Bacharel em Administração de Organizações e pesquisadora de gênero na gestão de relações de trabalho, Raquel Soares Santos Menezes.

Para finalizar o debate, a advogada Mirian Gontijo, sócia fundadora do Escritório que leva seu nome, realiza a palestra “A Revolução Feminina”.

O evento será encerrado com uma caminhada pela propriedade que possui um bosque com trilhas demarcadas, cujas plantas foram cultivadas pela anfitriã, Sheyla Velloso Heitor, demonstrando que a participação no negócio é ampla e diversa.

Sucesso antecipado

Para deslocamento das participantes, o Sebrae disponibilizou veículo, cujas vagas esgotaram-se rapidamente, surpreendendo a organização do evento. “Acreditamos na força da mulher, principalmente no campo, participando do negócio da família ela tem condições de fortalecer a economia familiar e também motivar as futuras gerações para a perenidade do negócio. Este é o nosso objetivo com este evento: apresentar possibilidades e histórias reais, motivando-as nesta participação e encontrando o seu lugar neste negócio tão rico que é a cafeicultura. Sentimos que elas também têm esta necessidade e, por isso, o interesse grande e rápido pela proposta do encontro”, avalia Polliana Dias, assessora de comunicação e uma das organizadoras do encontro.

Elas no Café

O grupo Elas no Café terá este encontro como início das atividades, cuja programação contempla ações para o ano de 2018 entre cursos de classificação e degustação de café, negociação no mercado, visitas e missões técnicas até cursos de habilidades gerenciais, dando todo o suporte para que as mulheres se insiram na cafeicultura. O calendário anual de ações foi idealizado juntamente com o Sebrae, apoiador desta iniciativa de forma geral.

Mais informações

Comunicação Expocaccer

[email protected]

[email protected]

(34) 3839-9300

(34) 9 9820-4344


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!