26 de Julho de 2022 às 14:44

Evangelizadora que morreu de câncer tem processo de beatificação iniciado

A americana Michelle morta em 2015, dedicou sua vida à evangelização e enfrentou o câncer com coragem, mansidão e confiança em Deus.

 

Fonte: ACI Digital  foto: Universidade de Maria

A americana Michelle Duppong, morta em 2015, dedicou sua vida à evangelização e enfrentou o câncer com coragem, mansidão e confiança em Deus. Agora, teve início o processo para sua beatificação.

O Bispo de Bismarck, EUA, dom David Kagan, anunciou no mês passado a abertura do inquérito diocesano para sua beatificação. A investigação reunirá evidências sobre a vida de Michelle, compilará escritos públicos ou privados e coletará testemunhos de sua vida.

A diocese apresentará o caso à Congregação para as Causas dos Santos. Se a congregação aceitar sua causa, ela será declarada Serva de Deus.

Nascida em 1985, Michelle cresceu em Haymarsh, Dakota do Norte. Ela se formou em horticultura pela North Dakota State University em 2006. Depois da formatura, ela serviu por seis anos como missionária para o FOCUS (Irmandade de estudantes universitários católicos, na sigla em inglês).

Durante esse tempo, ela orientou centenas de estudantes em campi universitários e foi integrar a primeira equipe FOCUS na Universidade de Maria, em Bismarck.

Desde 2012, ela atuou como diretora de formação para a fé de adultos na diocese de Bismarck. Em dezembro de 2014, ela foi diagnosticada com câncer de ovário em estágio 4.

Nos 12 meses seguintes, Duppong passou por cirurgias e internações hospitalares, até que nada mais podia ser feito e ela voltou para casa.

Duppong morreu em 25 de dezembro de 2015, aos 31 anos, iniciando "uma jornada de um ano que trouxe muita alegria em meio a tristeza e sofrimento", segundo seu obituário. “Ela recebeu tudo com espírito dócil, orando para que a vontade do Senhor fosse feita e confiando em sua providência. Embora muitas vezes se sentisse impotente deitada em uma cama de hospital, o último ano de sua vida terrena foi gasto em pleno serviço ao Senhor, continuando seu trabalho mais frutífero como uma das servas de Deus e derramando seu amor aos que a cercavam."

O bispo Kagan disse em 16 de junho que “a santidade de vida de Michelle e o amor a Deus certamente nos comoveram aqui na Diocese de Bismarck, na Universidade de Maria e em toda a FOCUS, mas o testemunho dele é um dos que também devem ser compartilhado com a Igreja Universal”.

O reitor da Universidade de Maria, dom James Shea, disse que ela era "uma mulher radiante e alegre com o coração de uma verdadeira serva".

“Para os alunos do nosso campus, ela foi uma inspiração e uma mentora valiosa, ensinando-lhes com seu exemplo o poder transformador da amizade com Deus.”