PATROCÍNIO (MG)- Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde através da Unidade Básica de Saúde do bairro Enéas e a Escola Estadual Terezinha Moreira Marra foi desenvolvida na sede do educandário a campanha contra o Tracoma.
Essa é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, também conhecida por “ceratoconjuntivite”, e é causada pela bactéria “Chlamydia trachomatis” (transmitida por moscas). Esta doença compromete a córnea e a conjuntiva podendo levar à perda total da visão (cegueira) nos casos mais graves, consequências que a caracterizam como uma doença oftalmológica infecciosa.
Essa bactéria também é responsável por outras doenças como o linfogranuloma venéreo e algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
No dia 20, nos períodos manhã e tarde estiveram na escola seis médicos acompanhados das agentes de saúde do bairro Eneás, onde todos os alunos da escola, com idade entre 5 a 14 anos, foram examinados.
O diretor da escola, Rodrigo de Oliveira, ressaltou a importância da campanha de prevenção e tratamento do Tracoma e a parceria forte entre a Unidade Básica de Saúde do bairro Enéas e a escola. “Quando o trabalho é desenvolvido para a atender a toda comunidade, os resultados aparecem”, ressaltou o diretor.
Além desse trabalho, a escola encaminha vários alunos para tratamentos oftalmológicos, odontológicos e psicológicos, conforme a disponibilidade da unidade de saúde. Os alunos diagnosticados com Tracoma receberam as orientações e os medicamentos necessários para o tratamento.
Ressalta-se que todos os alunos que passaram pelo exame tiveram autorização expressa de seus respectivos pais ou responsáveis legais.
Fotos: divulgação
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!