19 de Março de 2026 às 15:12

ENTREVISTA COLETIVA: Prefeito e diretoria em coletiva falam sobre a categoria de base do CAP para 2026 e as seletivas que começam no final de março

O Club que completa 72 anos, vai disputar o Módulo 2 do Mineiro

No dia em que completa 72 anos de história, o Clube Atlético Patrocinense (CAP) marcou uma nova fase em sua trajetória ao apresentar oficialmente a comissão técnica das categorias de base. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, convocada pelo prefeito Gustavo Brasileiro, que ressaltou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte e a formação de jovens atletas na cidade.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes à prática esportiva, promovendo inclusão social, formação cidadã e valorização do futebol em Patrocínio. Segundo o prefeito, “mais do que a prática do esporte, vamos oferecer oportunidades para a formação integral dos nossos jovens. Nosso foco é revelar talentos locais, garantindo que o futebol de base seja estruturado de maneira sólida e profissional”.

Durante a entrevista, foi anunciado que as atividades das categorias de base terão início no dia 28 de março, com uma seletiva no Estádio Júlio Aguiar, a partir das 8h30. As avaliações contemplarão atletas nascidos entre 2006 e 2009, com prioridade na formação da equipe sub-20. A estrutura do projeto inclui categorias sub-13, sub-15 e sub-17, e prevê participação em competições oficiais, como o Campeonato Mineiro Sub-20, além de torneios regionais.

Segundo ele, a proposta busca criar oportunidades concretas para que jovens iniciem suas trajetórias esportivas, fortalecendo a base local e consolidando o CAP como um dos principais patrimônios esportivos da cidade.

O presidente do clube, Fúlvio Eduardo Barbosa, ressaltou a importância do apoio da administração municipal para a reestruturação do CAP. Em entrevista ao site Patrocínio Online, ele classificou o momento como um “grande presente” para a equipe.

“É uma notícia muito boa. O CAP ganha um grande presente com esse apoio da administração pública, por meio do prefeito Gustavo e do vice Maurício, para que possamos organizar definitivamente as categorias de base”, afirmou.

O dirigente também demonstrou otimismo com o futuro do clube. “Temos certeza de que, em pouco tempo, o Clube Atlético Patrocinense terá uma história ainda melhor do que nos anos passados”, completou.

Outro destaque do anúncio foi o retorno de Dedé Costa (Wanderson Mourão Costa), considerado peça importante para os objetivos do clube na temporada 2026, que incluem a busca por uma vaga na elite do futebol mineiro.

Fúlvio também comentou sobre o técnico Paulo Helber, apontado como uma das promessas do futebol do interior de Minas Gerais. Com passagens recentes por equipes como Varginha e Itabaiana, o treinador chega com a proposta de implementar um estilo de jogo moderno e competitivo.

“Estamos muito otimistas com o trabalho que será realizado. Tenho certeza de que o Paulo Helber trará muitas alegrias à torcida”, destacou.

Responsável pelas categorias de base, Iran Carvalho de Freitas enfatizou o papel do projeto na formação não apenas de atletas, mas também de cidadãos.

“O esporte, além de educar, forma caráter. Nosso objetivo é formar atletas, mas também cidadãos de bem. A base é fundamental para o crescimento do clube”, afirmou.

Ele ainda destacou a intenção de transformar Patrocínio em referência regional na formação esportiva. “Queremos que Patrocínio seja reconhecida como um polo formador de atletas”, disse.

As atividades das categorias de base terão início no próximo dia 28, com avaliações no Estádio Júlio Aguiar, a partir das 8h30. Inicialmente, serão observados atletas nascidos entre 2006 e 2009, com foco na formação da equipe sub-20.

De acordo com o professor Marcos Remis dos Santos, responsável pela base, o planejamento inclui a participação em competições oficiais, como o Campeonato Mineiro Sub-20, previsto para maio, além de torneios nas categorias sub-13 e sub-15.

Outro destaque é a realização, em Patrocínio, de uma das maiores competições de base do país, programada para ocorrer entre os dias 21 e 27 de julho. O evento deve reunir cerca de 100 equipes, com atletas das categorias sub-10 ao sub-17.

A iniciativa integra o projeto de desenvolvimento esportivo iniciado em 2025, que agora entra em uma nova fase voltada ao alto rendimento, mantendo como prioridade a formação de jovens atletas e a geração de oportunidades por meio do esporte.