21 de Outubro de 2017 às 09:20

Em sábia decisão Conselho da FUNCECP decide manter Escola Agrotécnica e alunos bolsistas depois de"corte" da Prefeitura

Desde agosto desse ano a Prefeitura Municipal decidiu suspender as bolsas de estudos aos 37 alunos do Curso Técnico em Agropecuária

 

Desde agosto desse ano a Prefeitura Municipal decidiu suspender as bolsas de estudos aos 37 alunos do Curso Técnico em Agropecuária indicados pelos Conselhos Comunitários de Desenvolvimento Rural. A decisão gerou preocupação sobre como os alunos terminariam o curso, já que a maioria é de famílias de baixa renda e sobre o futuro da tradicional Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco.

Mas o Conselho Curador da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (FUNCECP), mantenedora da EASFP e também do UNICERP, numa decisão sábia decidiu assumir os bolsistas e manter a escola em funcionamento.

Segundo Humberto Pedro Casagrande, o que mais pesou, foi o fato da base da economia de Patrocínio, ser o agronegócio, que responde por quase 80% da arrecadação do município.

Além disso, os mais de 70 alunos (destes 37 ex-bolsistas da Prefeitura)  que estão para se formar no fim do ano, praticamente, a maioria já está com vaga garantida no mercado de trabalho.

A EASFP dispõe de uma fazenda onde mantém granjas, plantio de café e outras culturas, de onde o aluno sai formado não só na teoria, mas na prática. O Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária tem carga horária total de  2.066:40 horas. Período mínimo de conclusão: 02 anos | Período máximo de conclusão: 04 anos.

História da EASFP

A  Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco foi criada pela Lei Municipal nº 1176 de 15 de novembro de 1971. Ato de Autorização de funcionamento pelo Processo nº 83/1978 e Reconhecimento pela Portaria nº 100/83-MG de 09/03/1983, ambas editadas pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.

A Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco teve sua origem em 1972, com o funcionamento de classes, anexas à Escola Estadual Dom Lustosa, resultante de convênio firmado entre o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado da Educação e a Prefeitura Municipal de Patrocínio-MG. Posteriormente transferiu-se para instalações construídas na área de uma fazenda experimental, hoje com o nome de Fazenda Esmeril Fazenda Esmeril, na época pertencente ao Ministério da Agricultura, que foi expropriada e repassada a Fundação Educacional e Cultural de Patrocínio.

A escola criada passou a ter a denominação de Colégio Agropecuário Sérgio de Freitas Pacheco, durante um tempo em que esteve sob jurisdição da prefeitura de Patrocínio, passou a ser denominada Escola Agrotécnica Municipal Sérgio Freitas Pacheco. Com a construção de uma nova sede, com recursos do Governo Federal, se tornou o Centro Tecnológico do Cerrado-CET Cerrado e atualmente voltou ao antigo nome de Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco – EASFP.

A área de atuação da EASFP abrange toda a Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A principal área de abrangência encontra-se a cidade de Patrocínio.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!