Durante a abertura da 33ª edição do Seminário do Café, realizada na quarta-feira, 12 de novembro, a chef de cozinha Gabi Tropicano concedeu uma entrevista especial ao Patrocínio Online, na qual compartilhou sua trajetória e a alegria de representar Patrocínio e o Café do Cerrado Mineiro em premiações nacionais. LEIA AQUI
Gabi foi a grande vencedora do Prêmio Receitas com Indicação Geográfica – Sabores que Contam Histórias do Território Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG) em parceria com os Institutos Federais de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo. Ela conquistou o primeiro lugar na categoria Prato Principal, a mais disputada da competição, com sua criação “Arroz cremoso de cupim com café do Cerrado Mineiro e requeijão moreno” — uma receita que expressa, de forma autêntica, o terroir e os sabores da região.
Na entrevista, a chef expressou gratidão e orgulho pelo reconhecimento:
“Obrigada! Para mim é uma alegria e uma honra imensa poder representar o café do meu lado primeiro na gastronomia. Esse é um trabalho que eu faço há seis anos, desde que cheguei em Patrocínio — hoje tenho o orgulho de chamar essa cidade de casa, a capital mundial do café. Onde quer que eu vá, eu falo sobre o nosso café, sempre no âmbito da gastronomia, mostrando como ele pode ser o destaque do prato.”
Com sua experiência como chef e pesquisadora do café dentro da gastronomia, Gabi destacou também o lado educativo do seu trabalho:
“Eu estudo o café há cerca de seis anos e busco mostrar às pessoas o que é o café especial, qual sua origem e a importância da denominação de origem. Me inscrevi nesse concurso justamente para mostrar que o café pode e deve ter destaque também na culinária.”
A receita vencedora, conta Gabi, nasceu literalmente “no meio da roça”:
“É um prato que fazemos no disco de arado — um cupim com molho de café e requeijão moreno bem cremoso, como o que encontramos na feira do produtor. É uma receita que traz muito da nossa essência, e em breve vou divulgar para que todos possam fazer em casa.”
Com o prêmio, a chef representará Patrocínio em Florianópolis (SC), onde participará de um jantar exclusivo ao lado dos vencedores das categorias Bebida e Sobremesa, junto ao renomado chef Rui Morshel.
“Estarei em Florianópolis para mostrar às pessoas o nosso café de Patrocínio. É uma alegria muito grande para mim, para minha família e para todos que vivem o café torrado mineiro. Só tenho a agradecer à equipe do Patrocínio Online pelo apoio. Um abraço e muito sucesso!”, finalizou.
A participação de Gabi Tropicano no Seminário do Café reforça o papel de Patrocínio como a capital mundial do café e mostra como o talento local tem levado o nome da cidade e de seus produtos de origem a novos patamares na gastronomia nacional.