19 de Agosto de 2025 às 11:29

Em dia de fé e vocação, Colégio Berlaar e Matriz Nossa Senhora recebem juventude para a Tarde com Carlo Acutis e celebram Profissão Religiosa Solene da Irmã Maria das Dores

Com presença do bispo Dom Cláudio, evento celebrou o Mês Vocacional com atividades para os jovens e Missa solene dedicada à Vida Consagrada

Aconteceu no domingo, 17 de agosto, um dia marcante para a comunidade de Patrocínio-MG, repleto de fé, alegria e entrega a Deus. No Colégio Berlaar e na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, foram realizadas duas celebrações especiais: a Tarde com Carlo Acutis e a Santa Missa com a Profissão Religiosa Solene da Irmã Maria das Dores dos Reis, da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O domingo começou com a programação da Tarde com Carlo Acutis, que reuniu jovens dos movimentos EACs, EJCs, MEJ e da Legião Católica.

O evento contou com teatro, louvor e quiz com premiações.

Os jovens foram surpreendidos com a presença do bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm.

Dom Cláudio dirigiu palavras de fé, incentivo e motivação à juventude. Ele falou sobre a Assunção de Maria, a devoção à Nossa Senhora da Abadia e a mudança da data em que é celebrada liturgicamente no Brasil.

Também esteve presente o padre Vitor Alexandre, reitor do seminário, os seminaristas e o sacerdote, que falou aos jovens sobre vocação.

Na parte da noite, na Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, foi celebrada a Santa Missa com a Profissão Solene dos Votos Religiosos de Irmã Maria das Dores. A celebração, marcada pela Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria e pelo Terceiro Domingo do Mês Vocacional, era dedicada à Vida Consagrada, dentro do mês de agosto, mês das vocações na Igreja no Brasil.

Irmã Maria das Dores, também conhecida como Irmã Dórica, nasceu em Patrocínio, Minas Gerais. É filha de Gumercindo Pedro dos Reis e Ana Maria dos Reis, sendo a caçula entre quatro irmãos: Monsenhor Izael, Irmã Maria das Graças e Isaías dos Reis (já falecido, juntamente com seus pais). Desde criança, Irmã Maria sentia em seu coração o chamado para consagrar sua vida a Deus. Com humildade e silêncio, trilhou esse caminho, sabendo que sua primeira missão era junto à sua família.

A Santa Missa foi presidida por Dom Cláudio e concelebrada pelos padres Geraldo Magela, Abílio SS.CC., Vitor Alexandre e pelos monsenhores Izael (irmão da Irmã Maria das Dores) e Leandro.

A liturgia da Missa trouxe as seguintes leituras: Apocalipse de São João (11,19a; 12,1-6a.10ab), a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (15,20-27a) e o Evangelho de São Lucas (1,39-56).

Em sua homilia, Dom Cláudio destacou a beleza da vida consagrada, a luz da Palavra e da figura da Virgem Maria, e relacionou a celebração com a entrega total de vida ao serviço do Reino de Deus.

Durante o rito da consagração, Irmã Maria das Dores professou solenemente os votos de Pobreza, Castidade e Obediência, respondendo às perguntas do ritual próprio da consagração religiosa. Em um gesto de grande emoção, foi acolhida fraternalmente com um abraço de seu irmão, Monsenhor Izael, e, ao final, com um abraço especial do bispo Dom Cláudio, selando a alegria da comunidade diante de sua entrega a Deus.

Membros da Legião Católica participaram da celebração levando pequenas placas que simbolizavam os votos da Congregação.

O coral, os ministros, acólitos e coroinhas enriqueceram ainda mais a liturgia.

O bispo consagrou a Eucaristia.

Os fiéis comungaram o Corpo de Cristo.

Após a comunhão, crianças fizeram uma apresentação e entregaram flores às irmãs, aos sacerdotes e ao bispo, depositando-as aos pés da imagem de Nossa Senhora.

Assim, a comunidade celebrou com grande júbilo a consagração de Irmã Maria das Dores, um testemunho vivo de fé, vocação e amor a Deus e à Igreja.