2 de Julho de 2022 às 09:17

Em Araxá, grande Arraiá tem orquestra de violas e quadrilhas neste sábado (2)

Programação começa às 18h no Estádio Fausto Alvim

 

ARAXÁ (MG) -Considerado o maior evento cultural junino da região voltou com tudo. A exemplo do primeiro dia, o Grande Arraiá – Circuito Junino Araxá – promete movimentar o estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim neste sábado (2). As atividades começam às 18h e são marcadas pela diversidade.

As quadrilhas pedem passagem logo no início da programação. A primeira a se apresentar foi formada especificamente para o evento. São pessoas da comunidade, apaixonadas pelas festas juninas, que decidiram se unir para resgatar essa tradição. O grupo ensaiou na última semana e promete uma apresentação animada.

Na sequência, é a vez da quadrilha profissional Matutos do Sertão encantar o público. O espetáculo ''Sertão em festa”, mostra que, após os tempos difíceis que vivemos, a alegria deve permanecer no São João.  “No ano de 2022 a quadrilha Matutos do Sertão dança com oito casais, sendo um casal de noivos, um casal de cangaceiros e um marcador. Dançaremos músicas de quadrilha, arriuna e xaxado, trazendo os passos tradicionais”, ressalta Haroldo da Silva Romão, integrante do grupo.

Gustavo Neves assume o comando do palco central, na sequência. O jovem sanfoneiro, que tem mais de 120 mil seguidores no Instagram e tocou com grandes nomes da música, promete um show animado e com muitas surpresas. “É bom demais tocar no Grande Arraiá porque temos uma grande estrutura e um público sempre muito feliz e participativo”, destaca Gustavo.

A noite ainda tem a seleção do concurso de causos e a apresentação da Cia. Deu na Telha. A Orquestra Paulistana de Violas encerra a programação e promete encantar o público com um repertório que vai da tradicional música caipira de raiz, berço do instrumento, a incursões inusitadas e originais na música erudita, MPB, new age e world music.

Muito mais

Além da programação cultural, o Grande Arraiá proporciona ao visitante uma experiência gastronômica única, com o melhor das comidas típicas. É possível encontrar, por exemplo, uma linha completa de produtos de milho (mingau, canjica, bolo, pipoca, etc.), além de churrasco, pastel, tropeiro, almôndega, caldos, pão de queijo recheado, bolinho de arroz e muito mais. “Tá tudo muito gostoso e com preço justo. Adoramos o caldo e o churrasquinho”, diz a dona de casa Cleide Maria da Silva.

Neste ano, oito instituições participam da praça de alimentação do Grande Arraiá. Os recursos angariados durante a festa ajudam a manter essas entidades que prestam serviços a milhares de pessoas na cidade. Além da praça de alimentação, há ainda uma área de brinquedos para as crianças e exposição fotográfica, num ambiente especialmente decorado para o evento.

Programação

Sábado (2)

18h - Quadrilha Grande Arraiá

18h50 – Quadrilha Matutos do Sertão

19h30 – Gustavo Neves e Banda

20h30 – Apresentação do Concurso de Causos

21h – Cia Deu na Telha

21h - Orquestra Paulistana de Violas

Para matar a saudade

Os carros de boi marcaram a abertura do Grande Arraiá 2022. Símbolos de uma época, eles tomaram novamente as ruas da cidade num percurso que saiu do Parque de Exposições e tomou a Avenida Imbiara até a chegada no pátio do Estádio Fausto Alvim. No caminho, muita gente parou para fotografar e admirar o “cantar” dos carros. “Eu já conhecia, mas meu filho nunca tinha tido a oportunidade de ver um carro de boi de perto. Fiz questão de parar o carro e esperar eles passarem para que ele pudesse conhecer essa realidade que era comum para nossos antepassados”, diz o funcionário público Cléber Rodrigo.

Quando os carreiros encerraram o desfile, o público já tinha tomado a estrutura do Grande Arraiá. Muita gente chegou cedo para garantir os melhores lugares nas mesas e aproveitar as atrações culturais. Destaque para o grupo Viva São João, que fez um tributo a Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Na sequência, a Folia de São João subiu ao palco. “Esse momento foi muito importante para o nosso folião. É o resgate e a valorização da nossa cultura”, destaca o capitão João Paulo Ferreira de Paula.

A quadrilha Forrozarte, de Uberlândia, animou a festa e não esqueceu do casamento ao final da apresentação. A noite foi encerrada com a banda Seo Tenório. Formada por Rossini Xavier (sanfona), Willian Xuxa (percussão), Marcílio Garcetti (zabumba) e Eduardo Machado (baixo), o grupo apresentou o melhor do forró. “É maravilhoso a gente poder voltar a vida normal e ver as pessoas voltando ao normal e podendo desfrutar deste tipo de festa que infelizmente a gente foi obrigado a parar. Essa volta está sendo incrível e hoje foi fantástico”, diz Eduardo.

O Grande Arraiá

O Grande Arraiá – Circuito Junino Araxá - é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da CBMM, através da Lei de Incentivo à Cultura. Apoio: Associação Comercial, Industrial de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (ACIA), Prefeitura Municipal de Araxá, TV Integração, Precismec e Plena. Gestão: Vitral Bureau Cultural.

 

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!