No dia 08 de julho, durante a operação "Desmanche", em ação conjunta entre o Órgão de Posturas do Município de Uberaba-MG e a Polícia Militar de Minas Gerais, uma equipe se deslocou até um estabelecimento comercial com fachada identificada como oficina de motos, na Rua Luxemburgo, Jardim das Torres, a fim de verificar a documentação exigida para funcionamento.
No local, constatou-se a ausência de alvará de funcionamento e do livro de registro de motocicletas e peças, motivo pelo qual foi lavrado um auto de infração e aplicada multa no valor de R$ 6.000,00. O responsável legal pelo estabelecimento não compareceu, e um funcionário se apresentou como representante.
Durante as diligências, foram localizadas carcaças de motores com sinais de adulteração, como supressão e assimetria de números, além de diversas peças de motocicletas, um chassi com numeração suprimida e uma placa de identificação de motocicleta sem queixa de furto ou roubo, escondida em uma caixa de papelão. A placa estava descrita pela numeração de identificação HEY5537 - Uberlândia-MG, além de vários canos de descarga (escapamentos) e um banco de motocicleta na cor preta.
O representante legal da empresa foi interpelado sobre a procedência dos materiais; entretanto, ele não soube informar a origem do material, tampouco explicar sobre as carcaças com numeração adulterada.
Diante disso, foi dada voz de prisão ao funcionário pelo crime de receptação e também por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Após constatar que ele não apresentava lesões, foi conduzido à Delegacia de Plantão, e os materiais apreendidos foram levados para um pátio credenciado.
A oficina foi interditada pelo Órgão de Posturas.