17 de Janeiro de 2024 às 17:36

Dois pacientes hospitalizados com suspeita de intoxicação durante confraternização em chácara tem alta da UTI

Investigação aponta para intoxicação alimentar, mas causa específica ainda é desconhecida.

Dois pacientes que foram hospitalizados com suspeita de intoxicação alimentar após participarem de um evento promovido por uma empresa do setor agrícola, realizado em uma chácara próxima ao Bicão, zona rural de Patrocínio, surpreenderam a equipe médica ao receberem alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia.

Airton Franco, funcionário da empresa, foi transferido para a enfermaria do hospital, juntamente com Wagner Fernandes Veloso, de 69 anos, pai de Olavo, e João Pedro Machado, de 21 anos, que continua sob cuidados médicos.

Já, Olavo Siqueira Veloso, sócio proprietário da empresa, que teve complicações na noite do último sábado quando foi preciso ser levado para UTI e entubado, precisou ser transferido de avião para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte.

Jaime Luiz, outro funcionário da empresa que estava internado, recebeu alta na noite de domingo.

No entanto, Wagner Orlandeli Martin, de 37 anos, não resistiu à possível intoxicação e faleceu no sábado de manhã. Ele foi encontrado caído no banheiro da chácara, sofrendo uma crise convulsiva e sem pulso.

As autoridades policiais estão investigando a hipótese de intoxicação alimentar, pois todos os hospitalizados apresentaram sintomas semelhantes, como mal-estar, náusea e vômito. Exames foram realizados em todos os participantes do evento, e as análises laboratoriais foram enviadas nesta segunda-feira (15/01) para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte.

A equipe médica do Hospital Santa Casa aguarda os resultados para proporcionar o tratamento adequado aos pacientes. Até o momento, não há confirmação sobre a substância específica envolvida. O número total de afetados foi de sete pessoas do sexo masculino, das doze que participaram do treinamento e confraternização da empresa na chácara. O evento incluiu um churrasco e o consumo de bebidas, sendo que todos os participantes passaram por exames para esclarecer a causa da intoxicação.

As autoridades policiais consideram a hipótese de intoxicação alimentar como a causa provável do incidente.