3 de Dezembro de 2014 às 08:54

Dois estudantes patrocinenses estão entre os primeiros colocados em concurso nacional de Redação e Desenho

O concurso foi promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel)



Conscientização é a palavra e a meta da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). E seguindo essa missão, a diretoria da Associação promove dentre tantas outras atividades e ações o Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho com estudantes de escolas públicas em todo o país.

Em sua 3ª edição, o concurso teve como vencedores dois alunos patrocinenses. Victor Hugo Santos Lima, aluno do 3º ano da E. M. Professora Walma de Oliveira, 1º colocado na categoria Desenho 1 e Erick Marques de Moura Oliveira, aluno da E. E. José Eduardo Aquino, 5º lugar na categoria Desenho 2. 

Na tarde desta terça-feira (25), os estudantes, acompanhados de seus familiares, receberam os prêmios dos diretores da Abracopel e Cemig (parceira da entidade). 

“É um orgulho. Fiquei emocionado. Ele é um menino tão bom e inteligente. Merece todo esse reconhecimento”, disse o avô do menino Victor Hugo enquanto o neto recebia seu prêmio. 

Sobre seu desenho, Victor Hugo disse ter tido inspiração pensando nas coisas mais comuns e que são usadas diariamente e que ninguém pensa nos perigos que envolvem. 

A professora que acompanhou Victor Hugo explicou que o trabalho foi fruto de um projeto desenvolvido ao longo de ano. “Trabalhamos sempre com o tema prevenção, riscos e economia daenergia”. 

Para o diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho, o concurso tem alcançado o objetivo ao envolver toda a comunidade na discussão do tema. “Estamos levando a informação até a base, o início da formação do nosso cidadão. E através dessas crianças vamos construindo os conceitos desegurança e riscos”, explicou Edson. 

A Concessionária de Energia de Minas Gerais, grande parceira no projeto, se fez presente com seu diretor regional Gilvane da Cunha e o gerente de serviços Adelino Leandro Henriques. “É uma grande oportunidade para a empresa estar presente em eventos como este que promove a educação em relação ao uso e cuidados com a rede elétrica”, disse Adelino.

Segundo explica o gerente regional, a maioria dos acidentes acontece pela falta de informação adequada quanto ao uso e medidas preventivas.

Parabenizando o concurso promovido pela Abracopel com apoio da Cemig, o professor Eurípedesde Assis Peres, secretário municipal de educação, exaltou a iniciativa destacando ‘a parceria como o melhor caminho para alcançar os resultados’.

Para os alunos, o secretário rendeu vários elogios e lembrou que o sucesso e a conquista são frutosde um trabalho desenvolvido em todos os educandários do município pelas equipes de professores, diretores, coordenadores, com o importante apoio e participação dos familiares de cada aluno.

Estiveram presentes à solenidade de premiação, a vice diretora da escola estadual José Eduardo Aquino Roseli dos Reis de Souza, representando a Superintendência Regional de Ensino, familiares, equipe da Secretaria Municipal de Educação, vereador Marco Antônio de Castro e imprensa.