
Enfermeira Andrea Pompeu tem realizado visitas às diversas empresas conscientizando sobre a importância da doação de sangue

Patrocínio (MG)- No dia 17 de janeiro de 2024, ocorreu a data oficial da primeira coleta de sangue no Pace Hemominas de Patrocínio. A unidade completou um ano de atividades em janeiro de 2025, tendo coletado 1.561 bolsas de sangue naquele período. Recentemente, em 17 de janeiro de 2026, o posto completou dois anos de funcionamento, alcançando a marca de 1.599 bolsas coletadas em 2025. LEIA AQUI
O Pace (Posto Avançado de Coleta Externa) Hemominas em Patrocínio situa-se na avenida João Alves do Nascimento, no terceiro andar do Pronto Socorro Municipal, em frente à Policlínica. O agendamento pode ser feito pelo telefone (34) 99236-0607. As coletas de sangue funcionam todas as quartas-feiras, das 7h às 11h da manhã, no terceiro andar do prédio. Atualmente, o grupo de WhatsApp "Doadores de Patrocínio" possui 734 membros ativos que, além de serem doadores, incentivam pessoas, esclarecem dúvidas e colaboram nas campanhas.
Nova captadora de sangue é contratada para ampliar alcance
Apesar dos bons números, há a necessidade de ampliar a quantidade de doadores semanalmente e aumentar a capacidade de atendimento. A população patrocinense abraçou este projeto, e cidades da região têm acreditado no crescimento contínuo desta ação solidária.
>> Clique aqui e siga o novo instagram do Patrocínio Online
Atuando desde 2013 na Prefeitura Municipal de Patrocínio, a enfermeira Andrea do Carmo Pompeu, após ser capacitada pelo Hemominas em Patos de Minas, foi contratada como captadora de doadores pelo Pace local. "Venho atuando nesta captação de sangue com palestras, rodas de conversa, visitas em empresas, escolas e unidades de saúde. Pretendo, neste ano de 2026, colocar em prática nas escolas o projeto Doador do Futuro e tentar conseguir um sábado para realizar a doação em massa", afirmou entusiasmada a enfermeira Andrea.
Caravana de Perdizes veio doar sangue em dezembro de 2025
O Posto Avançado de Coleta de Sangue de Patrocínio possui uma área de 239,23 m², contando com ampla recepção, triagem clínica, sala de coleta, sala de recuperação, laboratório de distribuição de hemocomponentes e lanchonete para pacientes, entre outros espaços.
Estas conquistas representam a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Com o posto de coleta, o município não apenas facilita a doação, mas também consolida um banco de sangue local. Hoje, a unidade já recebe caravanas de doadores de Serra do Salitre, Perdizes, Iraí de Minas e Guimarânia, que se deslocam até Patrocínio para realizar a doação de sangue.
Alex Guimarães Machado, jornalista, especial para o POL
