Lembra dela? A peregrina curitibana Karolyn Santana, de 34 anos, voltou ao Vaticano cinco meses após ter testemunhado a morte do Papa Francisco. Em abril de 2025, quando viajou a Roma para acompanhar a canonização do jovem Beato Carlo Acutis, agora São Carlo Acutis, Karolyn acabou surpreendida pela notícia do falecimento do Pontífice logo ao desembarcar em Roma, Itália. LEIA AQUI
Naquele momento, ela relatou à reportagem o clima de dor e oração que tomou conta da Praça São Pedro, descrevendo o silêncio comovente de milhares de fiéis. “Vim para participar da canonização de Carlo, mas acabei chegando em um momento histórico, que é a morte do Papa. É um momento muito triste para a nossa Igreja”, disse na ocasião, emocionada.
Agora, em setembro, Karolyn retornou ao Vaticano e pôde finalmente participar da tão aguardada celebração de canonização de dois novos santos da Igreja: Carlo Acutis e Pierre Giorgio Frassati. Em vídeo enviado à nossa equipe, ela não escondeu a emoção.
“Para mim, foi um presente de Deus. Depois de ter vivido a dor da morte do Papa, poder estar aqui novamente para celebrar a santidade de Carlo e Pierre é algo indescritível. Estou sem voz, mas com o coração cheio de gratidão”, declarou.
Karolyn destacou ainda as palavras do Papa Leão XIV durante a cerimônia. “A emoção tomou conta desde o momento em que o Papa entrou. Ele falou do que iria acontecer com a Igreja neste dia, até o último instante, e foi algo que marcou profundamente todos nós”, relatou.
Outro momento especial lembrado pela peregrina foi a presença da mãe de São Carlo Acutis, Antonia Salzano. “É muito tocante ver uma mãe tornar o próprio filho santo. É emocionante ver a Igreja reconhecer santos jovens, que inspiram uma nova geração de santos também”, afirmou.
Karolyn agradeceu também as mensagens de apoio recebidas desde sua primeira viagem. “Obrigada pelo carinho de todos que me acompanharam desde abril. Estou muito feliz e só posso dar graças a Deus por tudo o que vivi nestes dias”, concluiu.