A nossa reportagem procurou o diretor do Departamento de Água e Esgôtos de Patrocínio (Daepa), Luciano Queiroz Filho, para saber quando entra em funcionamento a Estação de Tratamento de Esgoto de Salitre de Minas. Segundo Luciano, estão sendo feitos os ajustes finais e a ETE será inaugurada nos próximos dias naquele distrito.
Estação de Tratamento de Esgoto de Salitre de Minas ocupa uma área de 10.000 m2, composta de tratamento preliminar, estação elevatória, reator UASB, filtro biológico e casa de controle.
Ainda segundo Luciano Queiroz, Patrocínio trata hoje 100% do esgoto gerado na sede do município, devolvendo a água residual à natureza com uma eficiência acima de 85% de depuração, cujo tratamento é feito pelas Estações de Tratamento de Esgoto do Bairro Enéas, que ocupa uma área de 290.000m2, composta por 6 lagoas, sendo 2 facultativas e 4 de maturação, 8 reatores anaeróbios, tratamento preliminar e elevatória e a Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Serra Negra, ocupando uma área de 123.200 m2, composta por 6 lagoas, sendo 4 facultativas e 2 de maturação, casa de bombas e elevatória.
Na zona rural é tratado o esgoto dos seguintes distritos:
Silvano – a Estação de Tratamento de Esgoto de Silvano ocupa uma área de 22.000 m2, composta de uma lagoa facultativa, 3.000 metros de rede coletora. Em operação.
São João da Serra Negra - a Estação de Tratamento de Esgoto de São João da Serra Negra ocupa uma área de 11.274 m2, composta de 2 reatores tipo UASB, filtros, leitos desecagem e 1.200 metros de rede coletora. Em operação.
Veja abaixo todas as fotos da ETE de Salitre de Minas