25 de Agosto de 2014 às 09:37

Dieta para Diabéticos:

Uma dieta comum ou algo extraordinário? Como separar a dieta de um familiar que tem diabetes?

Todo mundo que tem o diagnóstico de diabetes precisa de orientações práticas sobre com controlar o nível de açúcar no sangue e assegurar uma vida saudável sem complicações.

 

As orientações gerais são: manter uma dieta saudável, praticar algum tipo de atividade física diária, tomar os medicamentos de forma correta e obter o controle emocional.

 

Dentre todas as mudanças descritas acima, o manejo da dieta é o que mais gera dúvidas. Assim o objetivo desse texto é tentar tirar essas dúvidas de forma prática e simples.

 

Fato é que não existe uma dieta única universal que todos devem seguir. O tratamento deve ser individualizado diante da rotina e hábitos do paciente.

 

O Devemos evitar?

http://www.groupon.com.br/descontos/restaurantes/fast-food

O paciente diabético deve evitar alimentos processados, industrializados, os fast foods (comidas práticas, rápidas, de microondas e etc). Alimentos salgados com conservantes, alimentos doces e gordurosos. Normalmente esses alimentos são pouco nutritivos.

 

Os pacientes diabéticos devem evitar também os alimentos que contenham xarope de milho. Esses são artifícios da indústria para adoçar os alimentos de forma mais intensa e barata, entretanto o xarope de milho contém frutose que não é digerida pelo nosso organismo, mas sim absorvida de forma rápida levando ao pico de glicose.

 

O paciente diabético também deve evitar todos os carboidratos simples. Carboidratos simples são aqueles que possuem uma a duas moléculas de açúcar na sua composição. Esse tipo de constituição química leva a absorção sanguínea rápida e, em conseqüência, o aumento intenso da glicose.

 

São exemplos de carboidratos simples: açúcar de mesa, melaço, xarope de glicose, mel, xarope de milho, doces, geléias, alimentos processados que contenham farinha (pão de queijo, biscoito, bolachas e etc) e bebidas de frutas. Na nossa região, não podemos esquecer da famosa rapadura. Muitos pacientes acham que a rapadura não aumenta a glicose e isso não é verdade. A rapadura faz tanto mal quanto o açúcar.

 

Quais são as escolhas inteligentes?

http://dietaja.uol.com.br/tag/como-preparar-alimentos-saudaveis/

Escolhas inteligentes são todos aqueles alimentos que não foram processados, conservados ou modificados quimicamente. São os alimentos naturais que não contém muito açúcar, sal, xarope de glicose ou de milho e conservadores.

 

Também são escolhas inteligentes os carboidratos complexos. Esses contêm em sua molécula uma cadeia de açucares e por essa complexidade molecular são digeridos mais lentamente não provocando picos de glicose no sangue. São os alimentos ricos em fibras. Eles lentificam a digestão promovendo maior saciedade ao paciente diabético e menor pico de glicose sanguínea. Os principais são os cereais integrais e vegetais. O ideal é consumir em média a mesma quantidade de carboidrato em todas as refeições. Para isso a orientação de um nutricionista é de grande valia.

 

Além disso, o paciente diabético deve diferenciar os vegetais que pode comer a vontade e aqueles que contêm um pouco mais de açúcar na sua molécula e por isso deve ser consumidos com moderação:

 

Vegetais que devem ser consumidos à vontade: acelga, agrião, alface, almeirão, chicória, couve, espinafre, repolho, aspargos, berinjela, cebola, couve flor, jiló, palmito in natura, pepino, pimentão, rabanete, tomate.

 

Com moderação: abobrinha, moranga, beterraba, cenoura, chuchu, brócolis, nabo, quiabo, ervilha, vagem.

 

O que substitui arroz?

 

Todos sabem que temos que escolher apenas uma massa em cada refeição. Mas nem todos sabem que podemos comer coisas como batata inglesa ou baroa, cará, inhame, mandioca. Esses itens substituem o arroz ou o macarrão e podem ser consumidos na mesma quantidade e proporção que o arroz.

 

Quantas frutas e quais frutas o paciente diabético pode comer?

http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/06/consumir-frutas-a-vontade-pode-nao-ser-bom-para-sua-saude-entenda/

Todas as frutas podem ser ingeridas, porém algumas por serem mais doces devem ser consumidas em menores quantidades: manga, melancia, uva, caqui, tangerina e outras que devem ser orientadas pelo profissional de saúde.

 

As frutas são in natura, mas não devem ser consumidas à vontade. As frutas contêm o açúcar natural que se em excesso aumentam a glicose sanguínea.

 

Em média deve-se consumir 3 frutas ao dia.

 

Da mesma forma é necessário evitar o suco de fruta natural, pois na confecção de um suco usa-se mais de uma fruta e com isso a quantidade de carboidrato (açúcar) vai ser maior.

 

A quantidade de alimentos também é fator importante. Cada paciente deve ter sua dieta individualizada para sua idade, peso, altura e atividade física realizada diariamente. Assim dietas não devem ser compartilhadas.

O lema é: quantidade e qualidade.

 

O paciente diabético que cultiva uma boa alimentação é capaz de trilhar uma longa jornada pela vida sem dores ou adoecimentos.

 

E o mais importante é a observação de que em nada difere a dieta de um paciente diabético em relação à alimentação de qualquer outro familiar, pois na verdade todos necessitam de reeducação alimentar com alimentos saudáveis e nutritivos.

 

Assim, não há a menor necessidade e nem o menor sentido em diferenciar a alimentação nesses lares. Todos necessitam aprender o estilo de vida saudável.

 

Sugestão de Cardápio:

 

Reeducação Alimentar

Comer de 3 em 3 horas:

As quantidades devem ser calculadas por um profissional especializado

 

7h Café da manhã:

 

___ pão francês ou ___ fatias do pão integral light,

___ colher das de chá requeijão light, queijo cotage, creme vegetal tipo Becel, ricota processada ou 1 fatia de queijo frescal.

___ copo (200ml) de leite desnatado com adoçante; (opção – Achocolatado diet da Gold, uma colher das de sobremesa)

Café ou Chá à vontade – com adoçante.

Suco clight ou frisco light com moderação – adoçante em excesso também é prejudicial à saúde. Dê preferência a água _________ml/dia

 

9h Lanche da manhã:

 

___ fruta ou uma barra cereal de até 80 kcal diet ou um iogurte light (sem açúcar).

 

11:30 Almoço:

 

___ colheres das de sopa de arroz ou __ chávenas de macarrão de sêmola;

___ colheres das de sopa de feijão;

___ colheres das de sopa de legumes – vegetais B;

Vegetais folhosos à vontade (alface, couve, acelga, chicória, couve flor, tomate, palmito, agrião, espinafre) – vegetal A

___ gramas de carne grelhada – prefira peixes, patinho, alcatra, lagarto ou aves. Se optar pela carne porco – lombo.

Evitar líquidos durante a alimentação.

 

14:00 Sobremesa:  ___ fruta (laranja com bagaço) ou gelatina diet.

 

Evitar líquidos durante a alimentação.

 

16h Lanche da tarde:

 

___ fatias de pão integral light ou __ pão francês sem miolo;

___ fatia de queijo frescal;

Café, chá ou sucos clight ou frisco light. Água.

 

18h Jantar: Igual ao almoço ou:

 

Sanduíche: um pão francês sem miolo, um bife grelhado (100gramas), alface, tomate, cenoura e outros vegetais à vontade.

 

21h Ceia: ____ ml de leite desnatado batido com ___ fruta(s) e uma colher das de chá de FARELO DE AVEIA e linhaça.

 

Atividade física diária (inclusive finais de semana). Adoçantes: Estévia ou Sucralose.

Observar rótulos: se não contém açúcar.

Mel e açúcar mascavo também são considerados açucares e não aconselhamos o uso em dietas.

A união da família tem papel fundamental no controle do diabetes. O núcleo familiar ainda se sobressai dentre todas as instituições sociais.