http://tuningpp.com/
1 – Hidratação
http://belezaesaude.com
O carnaval é comemorado em pleno verão, com altas temperaturas e sol radiante.
O ser humano adulto possui em média 70% do corpo constituído de água. Todos os órgãos e sistemas necessitam do equilíbrio líquido para seu funcionamento adequado. Quando submetido à desidratação, experimenta várias patologias e comorbidades colocando, muitas vezes, a própria vida em risco.
Por isso é preciso estar atento à ingestão adequada de líquidos.
Em caso de exposição solar prolongada a quantidade de água deve ser aumentada a fim de suprir perdas com o suor.
Bebidas alcoólicas podem agravar a desidratação quando inibem o hormônio anti diurético e promovem uma diurese mais profusa com eliminação de impurezas e água do organismo. É preciso estar atento a esse fato.
Algumas medidas podem ajudar:
- Sempre intercalar água com ingestão de bebidas alcoólicas;
- Gelatina contém muita água na sua composição e pode auxiliar a hidratação;
- Água com sabor (água colocada em uma jarra com frutas ao fundo);
- Sucos naturais – abacaxi, melancia, melão e etc;
- Água de coco.
Além de comer enquanto se ingere bebidas alcoólicas, essas medidas podem amenizar os sintomas da ressaca no dia seguinte.
Além disso, é sempre bom lembrar que moderar na ingesta do álcool pode auxiliar nos sintomas e na recuperação para a festa do dia seguinte.
Níveis de álcool de 50 a 150mg% no sangue provocam leves sintomas de intoxicação como euforia, incoordenação motora leve a moderada e desinibição. Quando esses níveis sobem até 300mg% acomete o cerebelo e gera sonolência, instabilidade emocional, fala arrastada, ataxia e diminuição de reflexos e atos motores. Acima de 300mg% o indivíduo já experimenta a depressão mais acentuada das faculdades motoras e cognitivas com diminuição progressiva do estado de consciência podendo chegar ao coma. Níveis acima de 500mg% levam ao coma, hipotermia, hipotensão e depressão respiratória. A morte ocorre normalmente quando há uso de outros depressores do sistema nervoso central como drogas ilícitas.
É bom lembrar de jamais dirigir sob efeito do álcool. Sempre optar pelo táxi ou outro meio de transporte que independe de pessoas que ingeriram qualquer quantidade de bebida alcoólica ou que estão sob efeito da sonolência pós festa.
2 – Proteger a Pele
http://hugodelluz.blogspot.com.br
Sob o mesmo sol radiante, a pele pode ser acometida pelos raios ultravioletas gerando desde queimaduras leves, profundas até mesmo o câncer de pele.
Assim ter sempre um protetor solar em mãos e reaplica-lo a cada duas horas conforme indicação de dermatologistas é uma providência essencial durante as festas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda um fator de proteção solar acima de 15.
Para aqueles que se preocupam com envelhecimento precoce da pele, é necessário que o filtro solar tenha uma alta proteção contra os raios ultravioleta A além de ter proteção contra os UVB.
Um acessório charmoso, o chapéu pode auxiliar na proteção da face em relação aos raios solares.
Os óculos escuros protegem a retina (o fundo do olho) da luz intensa sob o sol forte.
Roupas leves também podem dar proteção necessária sem prejudicar a perda de calor através do suor. E são indicadas roupas leves e confortáveis.
3 – Alimentação adequada
http://ela.oglobo.globo.com
Refeições com pouca gordura são mais recomendadas. Alimentos gordurosos dificultam a digestão podendo levar a vômitos e indisposição gástrica.
Lanches leves com carboidratos, proteínas magras e salada são os mais indicados. Lembrando de repetir as refeições a cada três horas. O jejum prolongado pode ocasionar hipoglicemia, gastrite quando associado ao álcool e falta de energia.
Opções de Lanches Pré Folia:
1 – Sanduíche de pão integral com cream cheese light, frango desfiado, cenoura ralada e tomate cereja.
2 – Sanduíche de pão sírio, creme de ricota, atum, folhas de rúcula e tomate.
3 – Sanduíches de pão de centeio com cottage, uva passa e damasco.
Uma boa pedida é associar o suco detox ou o suco de frutas naturais a esse lanche leve e saudável.
4 – Substâncias Energéticas
Modere nas substâncias energéticas.
Fato é conhecido que essas substâncias promovem maior disposição e energia para os dias de folia, mas também podem danificar a saúde.
Essas bebidas possuem efeito diurético e podem, juntamente com álcool, prejudicar ainda mais a hidratação do organismo.
Aumentam a freqüência cardíaca e a temperatura do corpo e por isso aumentam o rendimento físico, mas causam efeito rebote. Levam a sensação de maior cansaço no dia seguinte devido ao estresse muscular.
Também contém uma grande quantidade de açúcar que pode ocasionar picos de glicose e até mesmo desencadear diabetes naqueles com predisposição genética. As versões diet e light possuem adoçantes artificiais que também causam danos à saúde se ingeridos em excesso.
Além disso, os energéticos possuem substâncias arritmogênicas, ou seja, que aumentam a freqüência cardíaca e alteram o ritmo cardíaco podendo levar a arritmias importantes com necessidade de hospitalizações.
Não existe uma dose preconizada por ser um fator muito individual. Mas pede-se moderação e sensatez.
5 – Doença do beijo
http://www.dentistacampogrande.com.br
Não só através do sexo adquirem-se doenças, mas também através do beijo. Vários vírus transitam pela saliva e podem ser transmitidos através do beijo. Dentre eles o vírus da herpes, da mononucleose, as gengivites e a própria cárie pode ser adquirida por essa via.
Assim, melhor não sair distribuindo beijos a revelia, mas curtir o carnaval e quem sabe descobrir um verdadeiro amor de folia?
Aqui faço um adendo para lembrar da importância do uso do preservativo durante as festas. Lembre-se que nosso país está entre os pioneiros no aumento dos casos de infecção pelo HIV. Houve um aumento de 11% entre 2005 e 2013.
Proteja-se a todo custo. Se houve sexo sem camisinha ou a camisinha estorar, procure a rede pública para fazer uma profilaxia de emergência.
Sexo seguro pode salvar sua vida: “Safe Sex or No Sex”.
6 – Auto medicação para ressaca
http://na-dose-certa.blogspot.com.br
Evite a auto medicação, pois o efeito colateral da medicação escolhida pode atrapalhar sua festa.
Os anti inflamatórios e aspirinas usadas para dores de cabeça em um momento de ressaca podem levar a gastrite e com isso dificultar a alimentação adequada e hidratação necessária para recuperação clínica pós folia.
Outros efeitos colaterais podem ocorrer com a maioria dos medicamentos usados por conta própria.
Abuse apenas da hidratação e alimentação saudável com muitas frutas que trazem o açúcar natural para recuperação da energia celular.
Em casos extremos de não melhora com medidas saudáveis, procure um médico para atendimento correto e recuperação mais rápida.
7 – Sono reparador
http://blogdofalcao.com
O descanso também é necessário para os quatro dias de folias. Procure descansar durante o dia entre os períodos de festa. Sem o sono necessário o organismo pode mostrar sinais de esgotamento e cansaço excessivo.
O carnaval é época criada para ser feliz. Época de sonhar, de voltar a ser criança e se deliciar nas fantasias e criações coloridas. Deve ser época de paz. De comemorações, de novos amigos, de amores eternos, enfim, de alegria contagiante. E para que isso seja realidade bastam pequenos cuidados e mimos com a saúde.
Que a alegria da noite de folia perdure pelos dias posteriores guardando a lembrança preciosa dos momentos coloridos e das fantasias. Que os amores seguros se tornem eternos. Que a vida seja vida nas lágrimas de pura emoção. E que a tristeza seja expressa apenas na fantasia do palhaço que chora para ter o sorriso ingênuo da criança doce.