Pelo menos quatro homens, ainda não identificados, arrombaram e explodiram caixas eletrônicos na área externa do Aeroporto Tenente Coronel Aviador Cesar Bombonato, na zona leste de Uberlândia, na madrugada desta quinta-feira (7). Os criminosos não conseguiram acessar as gavetas dos equipamentos e nada foi levado dos bancos. Eles fugiram após roubarem dois revólveres calibre 38 que pertencem aos vigilantes do aeroporto.
Segundo a Polícia Militar (PM), os suspeitos usaram explosivos caseiros para cometer o crime. Com a força da explosão, a cabine de isolamento de um dos caixas ficou completamente destruída e outra ficou danificada. Além de dois caixas do Banco do Brasil que foram explodidos, o grupo tentou forçar um equipamento do Bradesco. O Banco do Brasil ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem do CORREIO de Uberlândia e o Bradesco afirmou que, após a limpeza do local, o equipamento poderá ser utilizado, pois não foi danificado.
As perícias das polícias Civil e Federal estiveram no local. A PC recolheu um cartucho vazio de calibre 12, duas alavancas usadas pelos suspeitos, uma mochila e um rádio comunicador. A polícia espera, a partir das imagens do circuito de segurança dos bancos e do aeroporto, conseguir identificar e prender os criminosos envolvidos neste crime. Essas imagens não foram divulgadas para a imprensa.
Está é a primeira vez que os bancos na área aeroportuária são alvos de criminosos. A explosão dos caixas também foi a primeira registrada neste ano. Em 2015, foram quatro registros desse crime na cidade, uma redução de 86,49% em relação a 2014
Vigilantes foram rendidos, mas crime não atrapalhou operação do aeroporto
Uma das testemunhas da explosão de caixas eletrônicos no aeroporto de Uberlândia, que pediu para não ser identificada, contou à reportagem do CORREIO que os suspeitos chegaram em um carro preto e se aproximaram do portão de acesso à área interna do aeroporto. Os vigilantes abordaram-nos, mas foram rendidos e tiveram suas armas roubadas. Logo após, tentaram furtar os caixas, mas não conseguiram e sentido ao bairro Aclimação, também na zona leste. Nenhum dos vigilantes rendidos teve ferimentos.
Também não houve alterações no funcionamento do aeroporto. “Aconteceu esse dano no caixa eletrônico por volta das 3h e isso não trouxe impacto operacional ao aeroporto. As operações aeroportuárias continuam sem restrições. A rendição dos seguranças foi em decorrência do fato, não contra o aeroporto. A responsabilidade pelos caixas é da instituição financeira”, afirmou Sergio Kennedy, superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Uberlândia.