
Foto: Divulgação Rede Sociais
O padre Alexsandro da Silva Lima de 44 anos, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Douradina, foi encontrado morto na tarde de sábado 15/11 em uma área de mata na zona rural de Dourados (MS). O sacerdote estava desaparecido desde sexta-feira, 14/11, e as investigações da Polícia Civil apontam que ele foi vítima de latrocínio.
Segundo a polícia, o crime ocorreu dentro da própria casa paroquial. O corpo foi localizado enrolado em um tapete e apresentava cortes profundos no pescoço e ferimentos provocados por golpes de martelo. Após o assassinato, o corpo foi levado até a região onde acabou abandonado.
Ainda durante a madrugada, equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG) localizaram o Jeep Renegade do padre circulando pela cidade. No interior do veículo estavam dois homens, que foram presos em flagrante. Com eles, a polícia apreendeu objetos pessoais da vítima, uma faca e um martelo, instrumentos que, segundo os suspeitos, foram usados no crime. Ambos confessaram participação: um assumiu ter matado o sacerdote, enquanto o outro afirmou ter auxiliado na ocultação do corpo. A PC investiga a possível participação de outras pessoas.
De acordo com o delegado Lucas Veppo, os autores disseram que pretendiam roubar o carro, dinheiro, joias e pertences do pároco. A comunidade local, que sempre reconheceu o padre Alexsandro pela atuação pastoral e pela proximidade com os fiéis, iniciou buscas ao perceber seu desaparecimento na noite de sexta-feira.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Douradina divulgou nota lamentando profundamente a morte do pároco e pediu orações.
O velório ocorrerá em Dourados e Douradina no dia 16/11 – Domingo, conforme programação:
0h30 – Previsão de chegada do corpo para velório na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Douradina).
8h – Santa Missa com corpo presente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Douradina), presidida por Dom Henrique, C.Ss.R.
10h – Saída do cortejo fúnebre em direção à Paróquia Santa Teresinha (Dourados).
11h – Previsão de chegada do corpo para velório na Paróquia Santa Teresinha (Dourados).
14h – Santa Missa exequial, presidida por Dom Henrique, C.Ss.R.
15h – Últimas homenagens e preparação para o cortejo fúnebre, seguido do sepultamento no Cemitério Santo Antônio (Av. Coronel Ponciano).
O sacerdote havia completado 44 anos em 13 de outubro e foi ordenado presbítero em 27 de agosto de 2011. Além da função de pároco, exercia várias responsabilidades diocesanas, entre elas a coordenação geral do clero, a assessoria dos Diáconos Permanentes, atuação na Pastoral da Acolhida e a presidência da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Oeste I.
O padre já havia enfrentado situação de violência anos antes, em agosto de 2018, quando, aos 36 anos, foi rendido por um ladrão armado dentro da casa paroquial, na Rua Adroaldo Pizzini, ao retornar para casa por volta das 22h.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou ao bispo da diocese de Dourados (MS), dom Henrique Aparecido de Lima, uma “Nota de Pesar” pelo falecimento do padre Alexsandro da Silva Lima, presbítero da Igreja particular de Dourados do Regional Oeste I.
“Unimo-nos à Diocese de Dourados, ao clero, aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Douradina e aos familiares do querido presbítero, que tanto contribuiu para a vida pastoral e missionária dessa Igreja local, exercendo com zelo o serviço de pároco, coordenador geral do clero, assessor dos Diáconos Permanentes, responsável pela Pastoral da Acolhida e Presidente da Comissão Regional de Presbíteros”, diz um trecho do documento.
O presbítero atuava como pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, no município de Douradina. Também era coordenado geral do Clero, assessor dos Diáconos Permanentes e assessor eclesiástico da Pastoral da Acolhida na diocese. Também atuava como presidente da Comissão Regional de Presbíteros – CNBB Regional Oeste I. Padre Alexsandro da Silva Lima havia completado 44 anos em 13 de outubro deste ano. Foi ordenado presbítero em 27/08/2011.
Nota de Pesar
Confira a íntegra da Nota de Pesar da Presidência da CNBB (aqui)