9 de Agosto de 2025 às 09:47

Crescimento profissional e valorização de talentos: a gente vê na Pif Paf Alimentos

Colaboradores da unidade de Patrocínio contam como avançaram profissionalmente dentro da empresa por meio de processos seletivos internos e programas de desenvolvimento

Patrocínio, agosto de 2025 – Na Pif Paf Alimentos, o crescimento profissional é mais do que um discurso: é prática comum e valorizada. Fernando Geraldo de Oliveira, da unidade de Patrocínio, é um exemplo claro disso. Ele começou sua trajetória na empresa em 2009, no setor de Cortes Especiais, como Auxiliar de Produção. Ao longo dos anos, ele seguiu aprimorando suas habilidades para a superação de desafios e a busca pela melhoria contínua, evoluindo tecnicamente como profissional. 

Em sua jornada, Fernando assumiu novas posições na Pif Paf Alimentos por meio de processos de seleção interna. Recentemente, ele foi aprovado para assumir o seu primeiro cargo como gestor na Supervisão de Planejamento e Controle de Manutenção. Para ele, a experiência reforça a percepção de como a empresa valoriza, de fato, seus colaboradores e oferece oportunidades para aqueles que almejam o crescimento interno. “O compromisso da Pif Paf Alimentos com o desenvolvimento de seus colaboradores, seja por meio de programas de capacitação, treinamentos constantes e a seleção interna, demostra como a empresa reconhece e valoriza os talentos entre as equipes”, afirma.

Por meio de processo seletivo interno, Fernando chegou a um cargo de gestão na Pif Paf Alimentos

A história de Marli Cordeiro de Amorim também revela o quanto a valorização interna é um dos pilares da cultura da empresa. Há dois anos, ela foi contratada como Auxiliar Industrial, mesmo já tendo experiência anterior na área administrativa. Naquele momento, não havia oportunidades nessa área na empresa, mas ela aceitou a vaga disponível por acreditar nas possibilidades de crescimento. Essa escolha consciente no próprio potencial e na cultura da empresa rendeu frutos. 

Marli começou na Produção da empresa e hoje atua na área de Atração e Seleção

Um ano depois, Marli foi promovida a Assistente Administrativano setor de Abate e, mais recentemente, ela participou de um processo seletivo interno para atuar no setor de Recursos Humanos, área na qual sempre sonhou em atuar. Hoje, ela é Assistente de Atração e Seleção. “Aprendi muito sobre resiliência, adaptação e, principalmente, sobre como é possível, com dedicação e atitude, alcançar novos espaços. A Pif Paf Alimentos me proporcionou crescimento e valorizou meu esforço desde o início”, destaca. Para ela, o diferencial da empresa é justamente a valorização de quem tem vontade de crescer. “Aqui, o esforço e a vontade de aprender são notados e valorizados e o crescimento profissional acontece de verdade”, completa.

Valorizando talentos

Isabella Carlos, Business Partner de RH Corporativo da Pif PafAlimentos, confirma que histórias como as de Fernando e Marli são recorrentes. Segundo ela, os processos seletivos internos são conduzidos com total transparência, promovendo igualdade de oportunidades e valorizando os talentos que já fazem parte da equipe. As vagas são amplamente divulgadas nos canais internos de comunicação e os critérios de seleção levam em conta requisitos técnicos da vaga, desempenho atual do colaborador, competências comportamentais, tempo de empresa e, principalmente, o alinhamento com os valores organizacionais.

Além disso, Isabella ressalta que a empresa investe continuamente em iniciativas voltadas para o desenvolvimento dos colaboradores, como a “Escola de Liderança”; o acolhimento realizado pelo “Programa Padrinhos”; os Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), programa ativo na empresa há mais de 20 anos queincentiva a formação de grupos de colaboradores focados em utilizar as metodologias da Qualidade para buscar por soluções para demandas identificadas em processos de trabalho;treinamentos técnicos; parcerias com instituições de ensino; e incentivos à educação continuada. De acordo com ela, esse conjunto de ações tem gerado impactos positivos no clima organizacional, com aumento do engajamento, fortalecimento do sentimento de pertencimento e motivação dos profissionais. “Percebemos um engajamento cada vez maior por parte dos colaboradores, tanto na participação em ações de desenvolvimento quanto no interesse por movimentações internas. Isso demonstra que os profissionais da Pif Paf Alimentos estão atentos às oportunidades e comprometidos com o próprio crescimento”, afirma.

Para Isabella, a valorização dos talentos internos está diretamente alinhada à cultura e aos objetivos estratégicos da empresa em todas as suas unidades. “Acreditamos que quem constrói a força da Pif Paf Alimentos todos os dias merece ser reconhecido e incentivado a crescer. Desenvolver competências, oferecer oportunidades e ouvir nossos colaboradores são ações que fortalecem a cultura de protagonismo, responsabilidade e excelência”, diz.

Histórias como a de Fernando e Marli comprovam que, na Pif PafAlimentos, crescer é realidade. E mais que isso: é encorajado, reconhecido e celebrado como parte do compromisso da empresa com as pessoas que ajudam a construir sua trajetória todos os dias


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!