



Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros
Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde de terça-feira 30/6, por volta das 14h20min, para realizar o resgate de dois corpos localizados na Represa Santa Marta, a aproximadamente 35 quilômetros de Francisco Sá.
Segundo os militares do Corpo de Bombeiros, no local, funcionários da Usina Hidrelétrica (UHE) Santa Marta informaram que avistaram dois corpos boiando na barragem. Após o acionamento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros para a retirada das vítimas da água.
Os militares do Corpo de Bombeiros, devidamente equipados com equipamentos de proteção individual e materiais específicos para operações de salvamento aquático, realizaram o resgate dos corpos de forma segura, observando os protocolos operacionais e preservando o local da ocorrência para garantir a integridade dos vestígios, possibilitando a realização da perícia técnica.
Durante a apuração inicial do Corpo de Bombeiros, os militares constataram que o fato pode estar relacionado a uma ocorrência registrada na madrugada de sábado 27/06/2026, quando a Polícia Militar foi acionada para atender uma tentativa de furto de cabos elétricos em uma usina de geração de energia solar instalada sobre a lâmina d'água da barragem. Na ocasião, um dos suspeitos foi preso, enquanto os demais fugiram do local.
As informações preliminares indicam que os suspeitos, durante a tentativa de fuga, poderiam ter se afogado. A confirmação das circunstâncias e da identidade das vítimas dependerá da conclusão das investigações.
Após o resgate, a Perícia da Polícia Civil de Minas Gerais compareceu ao local para realizar os trabalhos periciais e adotar os procedimentos legais cabíveis.
Em seguida, os corpos foram liberados para remoção pelo serviço funerário de plantão.
Até o momento, as vítimas não foram oficialmente identificadas. O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que encaminhou à Delegacia de Polícia Civil todo o material apreendido, e as investigações terão continuidade para apurar o caso.