A professora Marlice Fernandes, coordenadora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, conseguiu o título de doutora em Ciências da Saúde pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. A defesa da tese "Avaliação sensitivo-motora e eletromiográfica da face na hanseníase" aconteceu no dia 28 de agosto.
Segundo a autora, o objetivo da pesquisa foi comparar indivíduos sadios com as formas clínicas da hanseníase por meio da avaliação eletromiográfica e da sensibilidade cutânea facial. "A hanseníase é uma doença com diagnóstico tardio, o que dificulta o tratamento e provoca deformidades e incapacidades. Alterações na face evidenciam a doença, prejudicam a inclusão social e aumentam o preconceito; porém a avaliação das incapacidades da face na rotina clínica da hanseníase está restrita a função visual. Alterações de sensibilidade e motricidade facial interferem nas funções estomatognáticas".
O resultado do trabalho apontou que a face merece ser avaliada na rotina clínica dos serviços que prestam atendimento aos pacientes com hanseníase para detectar alterações sensitivo-motoras e prevenir incapacidades na hanseníase.
A tese foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Isabela Maria Bernardes Goulart.
Fonte e foto: comunicação Unicerp
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!