30 de Outubro de 2025 às 16:28

Comitiva patrocinense vai a Brasília em busca de recursos federais para fortalecer a saúde e reivindicar investimentos para ampliar o atendimento à população.

Projetos incluem construção de novo CAPS, credenciamento de equipes e reforma de unidades básicas de saúde

O Prefeito Gustavo Brasileiro, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Luciana Rocha, Camilo Guimarães Coordenador Financeiro e Presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Secretário de Habitação, Paulo Roberto dos Santos, esteve reunido com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com a assessoria do deputado federal Leonardo Monteiro, em Brasília.

Durante a reunião, foram apresentadas as principais demandas do município na área da saúde, com foco na ampliação da rede de atendimento, melhoria da infraestrutura e fortalecimento da atenção básica e especializada.

Entre os pontos apresentados, está a proposta habilitada no Programa Novo PAC para a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), orçado em R$ 3,2 milhões. O novo equipamento tem como objetivo ampliar o atendimento em saúde mental, garantindo um espaço adequado para acolhimento, acompanhamento e reinserção social dos pacientes.

Também foi solicitado o credenciamento de novas equipes para a Atenção Primária à Saúde, incluindo 10 Equipes de Saúde da Família (eSF), 6 Equipes de Saúde Bucal (eSB) e 3 Equipes Multiprofissionais (eMulti), todas cadastradas junto ao e-Gestor em fevereiro de 2025. Essas equipes são fundamentais para ampliar a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o déficit de profissionais no atendimento direto à população.

Outro tema de destaque foi o projeto “Fila Zero”, voltado à redução da demanda reprimida de cirurgias eletivas no município. Atualmente, Patrocínio contabiliza mais de 8,5 mil procedimentos em espera, com pacientes aguardando há mais de 15 anos por cirurgias em diversas especialidades, como ortopedia, ginecologia, vascular e otorrinolaringologia. O município solicitou o apoio financeiro da União para complementar os valores pagos pela tabela SIGTAP, que estão defasados em relação ao custo real dos procedimentos.

A comitiva também apresentou projetos de ampliação e reforma de unidades básicas de saúde, considerando que várias estruturas existentes já não comportam a atual organização das Equipes de Saúde da Família. No total, estão previstos projetos para ampliação e reforma de oito unidades e reforma completa de outras seis.

Por fim, foi discutida a necessidade de recursos para renovação da frota de transporte sanitário. A Secretaria Municipal de Saúde destacou que parte dos veículos encontra-se sem condições de uso, o que compromete o deslocamento de pacientes que realizam tratamento fora do domicílio (TFD).

As tratativas com o ministro e com a equipe do deputado Leonardo Monteiro reforçam o compromisso do Governo Municipal em buscar, junto ao Governo Federal, investimentos que garantam mais estrutura, eficiência e qualidade no atendimento à população patrocinense.