3 de Outubro de 2025 às 10:50

Começa em Araxá mutirão com 750 cirurgias de catarata custeadas pelo SUS

Procedimentos começam na próxima semana e priorizam pacientes que aguardam a segunda cirurgia

Fonte: Prefeitura de Araxá Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

Ver o mundo com clareza volta a ser realidade para centenas de pessoas em Araxá. A partir da próxima semana, a Prefeitura inicia um mutirão de 750 cirurgias de catarata na Santa Casa de Misericórdia, totalmente gratuito pelo SUS.

O recurso vem de emenda parlamentar estadual destinada pelo deputado Bosco. Serão cerca de 20 procedimentos por dia, realizados em dias alternados, inclusive aos finais de semana. O público-alvo são pacientes inseridos na fila única do SUS, organizada em ordem cronológica a partir da consulta oftalmológica feita na rede municipal. A prioridade inicial é para quem já realizou a primeira cirurgia no último ano e precisa do procedimento também no outro olho.

Atualmente, a fila em Araxá soma cerca de 850 solicitações. A expectativa é reduzir significativamente esse número, ainda que não seja possível zerar, já que novas demandas chegam diariamente

Segundo a coordenadora do Setor de Regulação, Marta Aparecida Alves, o mutirão vai além de números. “Estamos falando de devolver qualidade de vida e independência. É o idoso que volta a enxergar com clareza, o trabalhador que retoma sua rotina sem limitações. Esse é o verdadeiro impacto da saúde pública.”

A convocação é feita pela Secretaria de Saúde por telefone. Após a cirurgia, os pacientes recebem colírios e têm direito a retorno garantido.

De acordo com Marta, quem tiver o diagnóstico da catarata, deve procurar a Unidade de Saúde da Família (ESF), passar por consulta médica, solicitar encaminhamento para a especialidade oftalmologia e, após avaliação do especialista, se houver indicação ou constatação, será incluído na fila para o próximo mutirão.