A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nos dias 26, 27 e 28/8, visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Monte Carmelo, Perdizes e Nova Ponte.
As visitas tiveram como objetivo conhecer as instalações, os fluxos adotados, bem como prestar auxílio aos trabalhos desenvolvidos pelos Cejuscs. Foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas em outras unidades, e prestado auxílio nas rotinas administrativas e na padronização de movimentações processuais e pré-processuais, das audiências realizadas pelo Centro Judiciário, além do registro adequado dos dados estatísticos.
![]() |
A coordenadora do Papre de Monte Carmelo, Cláudia Regina Pereira Lourenço; a colaboradora do Seanup Nataniane Souza; a colaboradora do Cejusc Michelle de Araujo Machado; a juíza coordenadora do Centro Judiciário, Ana Beatriz Cruz de Oliveira; e o colaborador do Seanup João Vitor Martins Costa (Crédito: TJMG / Divulgação)
Monte Carmelo
Coordenado pela juíza Ana Beatriz Cruz de Oliveira, o Cejusc da Comarca de Monte Carmelo recebeu a equipe da 3ª Vice-Presidência no dia 26/8.
O objetivo foi acompanhar de perto a dinâmica dos trabalhos e esclarecer as dúvidas apresentadas pela equipe local.
![]() |
Os colaboradores do Seanup João Vitor Martins Costa e Nataniane Souza; a colaboradora do Cejusc de Perdizes Maria Luisa Sousa Santos (centro); o juiz coordenador do Cejusc, Cláudio Henrique Cardoso Brasileiro; e a servidora Samantha Braulio Freire (Crédito: TJMG / Divulgação)
Perdizes
Sob a coordenação do juiz Cláudio Henrique Cardoso Brasileiro, durante a visita ao Cejusc da Comarca de Perdizes, a equipe local buscou aprofundar o conhecimento sobre fluxos de trabalho, visando otimizar o atendimento e elevar a satisfação do jurisdicionado, especialmente no que concerne à tramitação de procedimentos pré-processuais, projetos e ações de cidadania.
Nova Ponte
No Cejusc da Comarca de Nova Ponte, coordenado pelo juiz Luiz Antônio Messias, foram abordados pontos cruciais como a padronização de movimentações processuais e pré-processuais, suporte em rotinas administrativas e o correto registro de dados estatísticos.
![]() |
A colaboradora do Seanup Nataniane Souza (esq); a servidora Neusa Novaes de Oliveira Mello; os colaboradores do Cejusc de Ponte Nova Brunna Moraes França e Saulo Nilson Cunha Reis; e o colaborador do Seanup João Vitor Martins Costa (Crédito: TJMG / Divulgação)
Ademais, foram compartilhadas diversas iniciativas bem-sucedidas implementadas por outros Cejuscs.
Visitas técnicas
Regulamentadas pela Portaria da 3ª Vice-Presidência nº 3940/2022, as visitas técnicas objetivam o fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs e a disseminação de parcerias interinstitucionais, conforme preconizado nos incisos XI e XIII do artigo 2º da Portaria Conjunta nº 1373/PR/2022, que instituiu o Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0).
Além das comarcas eleitas pela própria 3ª Vice-Presidência para acompanhamento, juízes coordenadores de Cejuscs que tenham interesse em receber visitas técnicas da equipe do Seanup/Nupemec podem fazer a solicitação por meio do e-mail [email protected].
Fonte: Dircom/TJMG
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!