24 de Junho de 2020 às 14:47

Comandante-geral da PM na gestão Pimentel é alvo de operação da PF

Helbert Figueiró de Lourdes é suspeito de repassar informações privilegiadas ao ex-governador

Continue lendo após anúncio
 

 

Helbert (esquerda) e Pimentel (direita) na posse do ex-comandante da PM, em janeiro de 2017

Fonte: Estado de Minas (foto: Manoel Marques/Governo de Minas)

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento de Helbert Figueiró de Lourdes, no Bairro Santo Agostinho, na Região Sul de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira. Helbert, comandante-geral da Polícia Militar (PM) durante a gestão do governador Fernando Pimentel (PT), de 2015 a 2018, é suspeito de obstrução de justiça por repassar informações privilegiadas da própria PF ao chefe do Executivo.

Os agentes da PF apreenderam três celulares e um computador e retornaram à sede da corporação na capital mineira, no Bairro Gutierrez, na Região Oeste da cidade. Helbert é suspeito de repassar informações sigilosas contra Pimentel, relacionadas à operação Acrônimo. Se condenado, poderá cumprir até oito anos de reclusão.

Helbert foi comandante-geral da PM em 2017 e 2018 e deve prestar depoimento ainda nesta quarta-feira.

Em um dos inquéritos da Acrônimo, da PF, Pimentel é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo a campanha eleitoral de 2014. Naquele ano, o petista foi eleito governador de Minas Gerais, com 52,98% dos votos. A corporação também investiga como Helbert tinha acesso a essas informações federais.

Procurada pelo Estado de Minas, a comunicação da PM ainda não retornou contato. O advogado de Fernando Pimentel informou que trabalha somente em processos em que têm procuração e que desconhece esse assunto.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!