A grande e forte frente fria que invadiu o Brasil nestes últimos dias de julho provocou uma quantidade de chuva excepcional, muito acima do normal para esta época do ano. O excesso de umidade foi marcante especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste, onde julho é quase sempre sinônimo de seca, dias ensolarados, de umidade do ar muito baixa. Por causa da passagem desta frente fria, julho de 2014 vai ficar guardado na memória da maioria da população destas Regiões por causa de sua chuva.
Patrocínio (MG) amanheceu hoje com temperatura de 13 graus e uma forte neblina, indicativo que a frente fria esta indo embora e haverá sol esta semana, mas ainda deve chover nesta segunda-feira e com pancadas até quarta-feira.
Os dados da Estação do Instituto Nacional de Meterologia (INMET em Patrocínio (MG) mostram que choveu praticamente quase 80 mm em Julho, mais do que o volume de Janeiro desse ano, mês que geralmente há chuvas generosas.
Um dos melhores exemplos desta situação foi o observado sobre o centro-oeste e sul de Minas Gerais. Há 10 anos Belo Horizonte não tinha tanta chuva em julho como está tendo neste ano. Entre os dias 25 e 27 de julho de 2014 choveu 39,2 mm na região central da cidade, a maior quantidade de chuva em julho desde 2004, quando acumulado chegou aos 40,2 mm. A média de chuva para julho em Belo Horizonte fica em torno dos 13 mm.
Ainda pode chover um pouco mais nesta segunda-feira e depois o tempo volta a secar.
Clique aqui e veja a previsão para os próximos dias.