João Bosco Ferreira, presidente da CEMIL
No dia 23 de outubro de 2014, aconteceu no auditório da CEMIL, uma Assembleia Geral Extraordinária com o intuito de adquirir 33% de uma Fábrica de Leite em pó em Rialma, na região Norte de Goiás. O objetivo é ter mais diversificação na linha de produtos CEMIL, além de ser utilizada para o escoamento de leite CEMIL. A indústria se encontra às margens da BR 153 que liga o Centro Oeste ao Norte e Nordeste do Brasil, que seria um novo mercado para ser atingido.
A fábrica já está em operação e lá podem ser produzidos embalagens de 2,5kg, 200g e 400g de leite em pó.
A Cemil é composta pela Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda. (Coopa), a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda. (Coopatos), a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda. (Coopervap) e a Cooperativa Mista Agropecuária de Dores do Indaiá Ltda. (Comadi). Juntas, elas aglomeram mais de sete mil produtores rurais.
Com sede atualmente em Patos de Minas, a Cemil – Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda. – foi inaugurada em 1993, na cidade de Campo Belo (MG). A cooperativa iniciou as suas atividades industriais com a fabricação de derivados lácteos. A sua linha de produtos, contudo, foi ampliada no ano de 1995, já visando a sua atuação no segmento longa vida. Em 1997, ela deu início à implantação de um parque industrial em Patos de Minas (MG), para onde transferiu as suas atividades em 1999, onde hoje fábrica vários produtos a base de leite.