INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 89,00 cents/lb (-265 pontos) no vencimento julho/19. O mercado acompanhou a forte valorização do dólar no dia e informações sobre a oferta. Na semana, houve queda acumulada de 1,98%.
A colheita de café do Brasil havia atingido 10% do total projetado para a safra deste ano até o dia 14 de maio, impulsionada pelos trabalhos adiantados nas lavouras de grãos da variedade conilon (robusta), enquanto produtores de arábica lamentam chuvas neste início das atividades em suas lavouras, informou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado.
Em seu primeiro boletim sobre a colheita na temporada 2019/20, a Safras estimou que o total colhido até a última terça-feira estava em 5,75 milhões de sacas de 60 kg, tomando por base a estimativa da consultoria de produção no Brasil em 2019/20 de 58,9 milhões de sacas.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 87.77 e posteriormente em 86.53. Já resistências vistas em 90.92 e 92.83.
De acordo com a Somar Meteorologia, a presença de áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera provoca chuva nesta sexta-feira entre norte de São Paulo e centro sul de Minas. Ao mesmo tempo, os ventos sopram do mar constantemente e fazem da sexta-feira mais um dia de muita chuva ao longo de toda faixa leste do Sudeste. No fim de semana, a formação de uma área de baixa pressão irá provocar muita chuva no Espírito Santo, onde a expectativa é de mais de 100mm acumulados. Já nas áreas do Arábica entre São Paulo e Minas, a chuva diminui no domingo. No Arábica do Paraná, por enquanto a chance de chuva é muito pequena.
DÓLAR
O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$4,1020 (+1,58%), chegando a alcançar R$ 4,11. O movimento acontece conforme investidores veem mais riscos diante da piora das expectativas para a economia e com preocupações sobre a perspectiva para a agenda de reformas. Além disso, pesam as renovadas tensões na disputa comercial entre Estados Unidos e China.
A China afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos precisam mostrar sinceridade para manter negociações comerciais substanciais, reagindo às sanções à gigante chinesa Huawei anunciadas pelo governo norte-americano na véspera.
Pequim ainda não disse se vai retaliar contra a última medida dos EUA na tensão comercial, embora a mídia estatal tenha adotado um tom cada vez mais estridente, com o Diário do Povo do Partido Comunista publicando comentários de primeira página que evocam o espírito patriótico de guerras passadas.
No cenário interno, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que "se a bolsa cai ou o dólar sobe um pouco, isso é barulho. Ninguém tem de ficar preocupado". "Tem uma dinâmica mais forte, construtiva e positiva (sendo construída na economia brasileira)", afirmou em evento no Rio de Janeiro.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!