17 de Outubro de 2020 às 07:55

Café em alta e dólar em baixa nesta quinta-feira, 16/10

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 111,55 cents/lb (+ 130 pontos) no vencimento dezembro/20.

O mercado futuro do café arábica encerrou o pregão desta sexta-feira (9) com valorização de até 130 pontos para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). As previsões meteorológicas indicam chances de chuvas nos próximos dias, o que deve voltar a movimentar os preços em Nova York. 

Dezembro/20 teve alta de 130 pontos, valendo 111,55 cents/lbp, março/21 subiu 125 pontos, negociado por 113,80 cents/lbp, maio/21 teve alta de 115 pontos, valendo 115,20 cents/lbp e julho/21 subiu 105 pontos, negociado por 116,60 cents/lbp. 

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 110.38 e posteriormente em 109.22. Já resistências vistas em 112.58 e 113.62.

De acordo com a Somar Meteorologia, nuvens carregadas avançam pelo nordeste do Paraná levando chuva às áreas de café. Ontem, o acumulado alcançou pouco mais de 15mm em Cornélio Procópio. Para os próximos dias, a chuva espalha por todas as áreas produtoras. De acordo com a simulação COSMO-INMET, em sete dias, estima-se algo entre 20mm e 40mm na Mogiana e sul de Minas Gerais e algo entre 10mm e 30mm no Cerrado, Zona da Mata e sul do Espírito Santo. No norte do Paraná, também choverá entre 10mm e 30mm, mas a precipitação enfraquecerá a partir de amanhã. No norte do Espírito Santo e no sul da Bahia, choverá menos de 10mm nos próximos sete dias.

DÓLAR

O dólar comercial fechou hoje em baixa, cotado à R$5,5270 (- 1,10%).

Após a forte alta registrada ontem, o Ibovespa fechou o dia em queda de 0,45%, aos 97.483,31 pontos. Mesmo com a baixa de hoje, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira termina a semana em alta de 3,69%, o primeiro saldo positivo desde 28 de agosto, quando acumulou valorização de 0,61% em cinco dias. Já o dólar comercial encerrou a sessão em queda de 1,10%, cotado a R$ 5,5270 na venda. Diferentemente da Bolsa, a moeda norte-americana fechou a semana em baixa, acumulando recuo de 2,49% desde segunda-feira (5).

No noticiário doméstico, As contas públicas ainda preocupam. O final de semana prolongado, a agenda doméstica fraca e o problema fiscal ainda no radar contribuíram para o desempenho do Ibovespa no dia.
As preocupações com as contas públicas também foram tema de declarações feitas ontem pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O parlamentar voltou a defender a regulamentação do teto de gastos, argumentando que, sem enfrentar o problema, o país "caminha para o precipício".

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, acelerou para 0,64% em setembro, após fechar em 0,24% em agosto. A taxa registrada é a maior para um mês de setembro desde 2003, quando o indicador foi de 0,78%. A inflação novamente foi impulsionada pela alta de preços dos alimentos e dos combustíveis.

No exterior, a desvalorização do dólar frente ao real, por sua vez, foi puxada pelas apostas dos investidores na vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro. O mercado vê chances de o democrata oferecer um pacote mais robusto de estímulos à economia

Claudio Castello Branco Ribeiro Filho. Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!