11 de Julho de 2020 às 08:37

Café e dólar encerram a semana em baixa

Boletim Diário Expocaccer

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 97,40 cents/lb (- 135 pontos) no vencimento setembro/20.

A semana finaliza com quedas técnicas para o mercado futuro do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Future US). A colheita ganhou intensidade no Brasil durante os últimos dias e as previsões climáticas seguem indicando tempo estável no sul de Minas Gerais, o que pode voltar a pressionar o mercado no próximo pregão.

Setembro/20 teve baixa de 135 pontos, valendo 97,40 cents/lbp, dezembro/20 registrou queda de 130 pontos, negociado por 100,05 cents/lbp, março/21 teve baixa de 135 pontos, valendo 102,20 cents/lbp e maio/21 registrou baixa de 135 pontos, valendo 103,55.

Os preços do café estão sofrendo pressão descendente com a previsão de chuvas abaixo do normal nas regiões produtoras de café do Brasil, o que poderá acelerar o ritmo da colheita de café no Brasil. O Somar Meteorologia disse na segunda-feira que "as chuvas em Minas Gerais foram de 1,2 mm na semana passada ou apenas 28% da média histórica", finalizou a análise internacional.

A Organização Internacional do Café (OIC) reconheceu os imensos desafios dos agricultores da América Central à medida que o coronavírus atinge o mercado global.

A América Central e o México produzem cerca de um quinto dos suprimentos globais de arábica. Os preços dos grãos especiais e de commodities caíram, já que muitos cafés nos países desenvolvidos permanecem fechados devido às restrições de combate ao coronavírus adotadas pelos governos.

A vizinha Honduras, o maior produtor de café da América Central, criticou a organização. O governo hondurenho está considerando ativamente sair da OIC ou refazer seu relacionamento com o órgão.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 96.23 e posteriormente em 95.07. Já resistências vistas em 98.98 e 100.57.

De acordo com a Somar Meteorologia, o ar frio avança pelo Sul e Sudeste, mas sem preocupações em áreas produtoras. Nesta manhã Caldas-MG registrou 3,4ºC, Pradópolis-SP 9ºC e Londrina-PR 7,8ºC. O centro de alta pressão é bem fraco e se encontra afastado em alto-mar. Nos próximos dias, mesmo que a temperatura se mantenha baixa, será mais por perda radiativa nos pontos mais altos do que massa de ar frio e, portanto, não há risco de geadas nas áreas produtoras. Os próximos dias, aliás, seguem favoráveis às atividades de colheita e secagem.

DÓLAR

O dólar comercial fechou hoje também em baixa, cotado à R$5,3230 (- 0,26%).

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, terminou o pregão desta sexta-feira (10) em alta de 0,88%, a 100.031,83 pontos. O índice não fechava acima de 100 mil pontos desde 5 de março (102.233,24).

Com a alta de hoje, o Ibovespa acumulou valorização de 3,38% na semana, embora ainda registre queda de 13,5% no ano. O dólar comercial emendou hoje a terceira queda consecutiva e fechou com desvalorização de 0,26%, cotado a R$ 5,3230 na venda. A moeda terminou a semana praticamente estável, com leve queda acumulada de 0,06%. Em 2020, o dólar acumula valorização de 32,66%.

No noticiário doméstico, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira, em publicação no Facebook, a indicação do pastor evangélico Milton Ribeiro como novo ministro da Educação.

Ribeiro é membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, tendo sido nomeado para o colegiado por Bolsonaro em maio do ano passado. Doutor em Educação e mestre em Direito Constitucional, foi reitor em exercício e vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e é membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Pastor evangélico da Igreja Presbiteriana de Santos (SP), Ribeiro teve passagem também pelas Forças Armadas como tenente de infantaria do Exército.

No exterior, A Airbus anunciou oficialmente os planos para demissão de aproximadamente 15.000 funcionários, como uma tentativa de reequilibrar sua força de trabalho a nova realidade imposta pela covid-19. O consórcio europeu afirma que decisão servirá para salvaguardar o seu futuro diante da crise sem precedentes do coronavírus, que reduziu drasticamente o número de encomendas e entregas. A Airbus encerrou junho com o segundo mês consecutivo sem registrar nenhum novo pedido, impactando fortemente o planejamento para 2020.

Com a decisão, o principal fabricante do continente europeu espera reduzir quase 15.000 postos de trabalho até o ano que vem. As negociações com representantes trabalhistas estão em fase avançada, devendo concluir em breve a formalização dos termos da condução do processo.

Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!