INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 107,20 cents/lb (-175 pontos/-1,60%) no vencimento dezembro/20.
As condições do clima no Brasil continuam chamando atenção do mercado. Os modelos meteorológicos começam a indicar o retorno de chuvas para Minas Gerais nos próximos dias. Segundo o NOAA, no período entre 5 e 13 de Outubro, a tendência é de chuvas na principal região produtora de café do país.
De acordo com análise do site internacional Barchart, os preços do café recuaram ainda reagindo aos números da Organização Internacional do Café (OIC) na última sexta-feira, dia 2. A OIC elevou sua estimativa de superávit global de café de 2019/20 para 1,54 milhão de sacas de uma estimativa anterior de 952.000 sacas, ao reduzir sua estimativa de consumo global de café de 2019/20 para um declínio de -0,5% para 167,807 milhões de sacas.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 105.97 e posteriormente em 104.73. Já resistências vistas em 109.07 e 110.93.
De acordo com a Somar Meteorologia, o calor extremo retorna às áreas de café no decorrer desta semana com máximas acima dos 35°C na Mogiana e sul de Minas Gerais. Em algumas tardes, há previsão de pancadas pontuais de chuva. Será o caso desta segunda-feira sobre a região de Alfenas e na quarta-feira entre a Zona da Mata e o sul do Espírito Santo. A precipitação vem acompanhada de fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. A partir da quinta-feira, as pancadas de chuva tornam-se mais abrangentes alcançando desde o norte do Paraná até o sul do Espírito Santo passando pela Baixa Mogiana, sul e Zona da Mata de Minas Gerais. No fim de semana, as pancadas de chuva também alcançarão a Alta Mogiana e Cerrado. Mesmo com o espalhamento da precipitação, o acumulado não será regular. Entre o norte do Paraná e a Alta Paulista, estimam-se menos de 10mm até a quarta-feira da semana que vem. Por outro lado, na Mogiana, Minas Gerais e Espírito Santo, estimam-se pelo menos 15 milímetros. Apesar da má distribuição espacial, novas pancadas de chuva acontecerão no decorrer de outubro sobre boa parte das áreas de café.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$5,5690 (-1,17%), refletindo a recuperação do sentimento global em meio a sinais de melhora no estado de saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está internado com Covid-19, e a notícias mais otimistas sobre pacote de estímulo na maior economia do mundo.
Por aqui, o Banco Central divulgou mais cedo novas previsões do mercado para a economia: as estimativas para a inflação subiram, e espera-se agora que o IPCA encerre o ano em 2,12%. Já as expectativas para o desempenho do PIB tiveram leve melhora, passando de uma queda de 5,04% para um recuo de 5,02%.
O cenário fiscal continuava sob os holofotes, em meio a incertezas sobre a saúde das contas públicas e a temores de conflitos internos no governo Jair Bolsonaro – sobretudo entre os ministros da Economia (Paulo Guedes) e do Desenvolvimento Regional (Rogério Marinho).
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!