17 de Setembro de 2020 às 09:51

Café e dólar em baixa nesta quarta-feira 16/09

Boletim diário Expocaccer

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 119,85 cents/lb (-195 pontos/-1,60%) no vencimento dezembro/20. 

O mercado na manhã de hoje operou em alta, repercutindo as baixas nos números de estoque nos EUA, divulgados pelo GCA, porém logo depois se voltou ao patamar negativo frente as previsões de chuva para o cinturão cafeeiro.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 117.65 e posteriormente em 115.45. Já resistências vistas em 123.10 e 126.35.

De acordo com a Somar Meteorologia, a partir do sábado, uma frente fria traz a primeira chuva típica da primavera às áreas de café do Paraná e Alta Paulista. No dia seguinte, a precipitação também alcançará a Mogiana, sul de Minas Gerais e de forma parcial o Cerrado, Zona da Mata e Espírito Santo. Os maiores acumulados serão observados entre a Mogiana e o sul de Minas Gerais com pelo menos 30mm entre os dias 21 e 25 de setembro. A chuva forte virá acompanhada de rajadas de vento (60km/h na região de Formiga no domingo) e queda de granizo (região de Lavras-MG também no domingo). Com o retorno da precipitação, o calor diminuirá em todas as áreas cafeeiras do Centro e Sul do Brasil.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$5,2400 (-0,92%), em dia de decisões sobre política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. A estimativa do mercado é de manutenção da taxa de juros no Brasil (Selic) em 2% ao ano.

Em meio à alta dos alimentos, o Banco Central deve interromper nesta quarta-feira o ciclo de cortes e manter juro básico em 2% ao ano. A decisão do Comitê de Política Monetária será anunciada por volta das 18h.

Os investidores seguem de olho também na política local e no enfraquecimento da equipe econômica do ministro Paulo Guedes, após o presidente Jair Bolsonaro decretar o fim da proposta do Renda Brasil e proibir que integrantes do governo voltem a falar sobre o programa.

Apesar das preocupações com as divergências entre o presidente e a equipe de Guedes, a avaliação de parte dos analistas é de que ao tirar o Renda Brasil da pauta, o governo pode abrir espaço para o avanço de temas da agenda legislativa considerados mais urgentes como as reformas administrativa e tributária.

Nos EUA, o Federal Reserve (Fed) manteve a taxa de juros perto de zero e prometeu deixá-la nesse nível até que a inflação esteja a caminho de "superar moderadamente" a meta de 2% do banco central norte-americano "por algum tempo".

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!