24 de Dezembro de 2020 às 09:47

Café e dólar em alta nesta quarta-feira, 23/12

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER


CAFÉ

-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 124,55 cents/lb (+35 pontos/+0,28%) no vencimento março/21.

A especialista em soft commodities Judith Ganes veio ao Brasil neste mês em busca de uma "grande fotografia" sobre a próxima safra de café no maior produtor e exportador global, e o cenário encontrado indica perdas expressivas que podem chegar a 50% em muitas áreas, disse ela.
Se a prolongada seca permitiu ao país colher uma das safras de melhor qualidade em 2020, por outro lado depauperou os pés de café para o ciclo 2021, conforme alertas de especialistas e entidades ligadas aos produtores feitos há algum tempo.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 123.65 e posteriormente em 122.75. Já resistências vistas em 125.70 e 126.85.

De acordo com a Somar Meteorologia, nas últimas 24 horas, choveu intensamente sobre Estiva Gerbi-SP, na Mogiana, com acumulado de 95mm. Uma frente fria permanece sobre a costa da Região Sudeste mantendo o tempo chuvoso e com temperatura mais baixa em Minas Gerais, Mogiana e sul do Espírito Santo até a quarta-feira da próxima semana. Estimam-se até 125mm na Zona da Mata de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo em sete dias.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,2000 (+0,71%), acompanhando o vaivém do humor externo e refletindo a cautela dos mercados em relação a uma nova variante do coronavírus e seu possível impacto na economia global.

Investidores preferiram evitar grandes mudanças de posições antes do retorno das operações apenas na semana que vem, enquanto acompanham desdobramentos sobre novos estímulos nos Estados Unidos e as negociações acerca de um acordo comercial do Brexit.

Os mercados de forma geral minimizavam a recusa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sancionar um projeto de lei de quase US$ 900 bilhões para enfrentamento dos impactos do coronavírus, confiantes de que na era Biden mais estímulos serão anunciados. Além disso, segue a atenção para o ritmo de vacinação contra a Covid-19 em países como Reino Unido e EUA.

A França concordou em reabrir suas fronteiras à Inglaterra nesta quarta-feira. A detecção de uma nova variante do coronavírus levou grande parte do mundo a fechar suas fronteiras ao Reino Unido, provocando alertas de donos de supermercados sobre escassez de alimentos e pressionando as ações na segunda-feira.

À medida que o fim do ano vai se aproximando, o volume de negócios tende a se reduzir, deixando o mercado mais suscetível a variações bruscas e fatores técnicos.

Enquanto isso, no cenário doméstico, a pauta fiscal e o plano de vacinação do governo seguiam no radar dos mercados.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!