INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 93,30 cents/lb (-20 pontos) no vencimento julho/19. O mercado voltou a repercutir as percepções de ampla oferta e o tempo no Brasil. Na semana, houve alta acumulada de 4,83%.
A safra de café do Brasil deverá alcançar 59,3 milhões de sacas de 60 kg em 2019/20, informou relatório de adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em São Paulo.
A previsão representa um recuo de 8,5% em relação à safra recorde registrada em 2018/19. Ainda segundo o relatório, a produção de café arábica deve recuar 15%, para 41 milhões de sacas e a produção de café robusta, por sua vez, deve alcançar 18,3 milhões de sacas, um avanço de 1,7 milhão de sacas.
Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera uma produção de 50,9 milhões de sacas, o Rabobank prevê 57,6 milhões de sacas e a Comexim fixa a safra em 58,2 milhões de sacas.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 92.27 e posteriormente em 91.23. Já resistências vistas em 94.67 e 96.03.
De acordo com a Somar Meteorologia, a semana termina com tempo nublado, chuva e temperaturas mais baixas entre o Sul, São Paulo e Minas. No final desta sexta-feira a chuva se afasta dando lugar a uma massa de ar de origem polar, que deverá derrubar a temperatura entre a noite de hoje e a madrugada do sábado. No Sul do país a temperatura fica próxima de zero nos pontos mais altos da Região. O Sudeste deverá começar o sábado com geadas no alto da Serra da Mantiqueira. Na maior parte dos cafezais a temperatura deve cair, mas sem risco de gear.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$4,0170 (-0,76%), mas ainda acima do patamar de R$ 4, com investidores de olho nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China e monitorando o cenário político brasileiro.
Do cenário externo, o mercado repercutiu nesta sexta as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que está previsto um rápido final para a guerra comercial com a China, mesmo que no momento não exista previsão para uma nova rodada de negociação. Trump disse ainda que as reclamações do país contra a Huawei podem ser resolvidas dentro da estrutura de um acordo.
No cenário interno, o foco permanece sobre a tramitação da reforma da Previdência no Congresso. Nesta tarde, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que pode renunciar ao cargo se a reforma da Previdência pretendida pelo governo virar uma "reforminha", alertando que o Brasil pode quebrar já em 2020.
A declaração de Guedes teria como alvo parlamentares, em um momento considerado delicado na relação entre Executivo e Legislativo.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!