11 de Abril de 2019 às 18:32

Boletim Expocaccer 11-04: arábica na ICE encerrou o dia em forte baixa

O dólar também fechou em baixa

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte baixa, cotado à 90,25 cents/lb (-400 pontos) no vencimento maio/19. O mercado externo do grão repercutiu os dados de ampla oferta renovados pela divulgação das exportações e câmbio.

O Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) aprovou nesta quinta-feira orçamento recorde de 5,071 bilhões de reais para financiamentos do setor de café do Brasil em 2019, de acordo com informação do Conselho Nacional do Café (CNC), que representa produtores.
O orçamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) aprovado pelo CDPC, órgão integrado por governo e setor privado, aponta alta de 2,2 por cento ante 2018, segundo o CNC.
O próximo passo para o processo de financiamentos dos produtores com o apoio governamental é a publicação do orçamento pelo governo, que ainda precisa definir os juros dos empréstimos.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 88,83 e posteriormente em 87.42. Já resistências vistas em 92,98 e 95.72.

De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria se afasta do Sudeste e a presença de uma massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva em grande parte da Região. Apenas entre o norte de Minas e norte do Espírito Santo é que ocorrem algumas pancadas de chuva, mas de forma mais isolada e com baixos acumulados. No Sul do Brasil o tempo segue firme no interior, inclusive no norte do Paraná, onde o predomínio de sol deixa as temperaturas mais altas.

DÓLAR

 O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,8570 (+0,83%), com investidores de olho na tramitação da reforma da Previdência no dia em que o governo Jair Bolsonaro alcança a marca dos 100 dias.

Há razoável cautela entre agentes pela possibilidade de obstrução pela oposição na votação da admissibilidade da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 
Lideranças do chamado centrão estão cobrando que a CCJ primeiro paute e vote a PEC do Orçamento, para depois votar a admissibilidade da proposta de reforma da Previdência.

Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a fazer críticas à articulação do governo pela reforma da Previdência.
Maia disse que o que está faltando ao governo é diálogo com o Congresso e que a comunicação em torno da reforma não está boa, com o governo atrapalhando. Maia citou ainda que quando o presidente da República, Jair Bolsonaro, é duro com o Congresso, há reação.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!