CAFÉ
Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, à 111,40 cents/lb (+95 pontos), em um dia de ampla volatilidade, onde o mercado chegou a tocar a máxima de 113,40 cents/lb (+295 pontos).
O mercado acompanha atentamente as recentes previsões climáticas nas áreas produtoras do Brasil, que podem prejudicar o desenvolvimento da safra do próximo ano.
Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) farão visitas a agricultores e extrativistas de Minas Gerais para elaborar os custos de produção do pequi, mangaba, leite e café. O levantamento analisa a situação econômica das culturas e a sua rentabilidade ao produtor, servindo de base para uma nova proposta de preço mínimo do produto. A metodologia utilizada leva em conta informações como implementos agrícolas, fertilizantes, mudas, sementes, etc. No caso dos produtos extrativistas, a mão-de-obra e os implementos manuais utilizados são a referência para a pesquisa.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 109,57 e posteriormente em 107.73. Já resistências vistas em 113.32 e 115.23.
De acordo com o boletim da Somar Meteorologia, uma frente fria rompe o bloqueio atmosférico e provoca chuva entre o Paraná e parte da Região Sudeste do Brasil neste início de semana. No entanto, nas principais áreas produtoras do arábica, a chuva ainda é muito fraca e isolada, o que pouco atrapalha o processo de colheita e secagem, mas por outro lado, não recupera o déficit hídrico entre o norte do Paraná e São Paulo. Amanhã, terça-feira (31), a frente fria avança um pouco mais e leva uma chuva de até 10mm para parte da Mogiana Paulista e sul de Minas. Apesar de não serem volumes significativos de chuva, o aumento de nebulosidade e a mudança na direção dos ventos deixam as temperaturas mais baixas nos próximos dias. No conilon do Espírito Santo, volta a chover a partir de amanhã e nos próximos 5 dias serão acumulados 15mm. Em Rondônia, não tem previsão de chuva esta semana.
DÓLAR
O dólar fechou em leve alta ante o real nesta segunda-feira, cotado à R$3,7300 (+0,32%), em um dia de cautela nos mercados globais, com investidores aguardando anúncios de políticas monetárias importantes ao longo da semana, como nos Estados Unidos e Brasil (quarta-feira, 01).
O mercado, espera alguma sinalização do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) sobre os próximos passos em relação aos juros no país. Uma aceleração no ritmo de alta das taxas pode atrair para lá recursos aplicados hoje em outras economias, como a brasileira.
No Brasil, as atenções continuam voltadas para o cenário político, com a reta final para os partidos fecharem suas coligações para as eleições presidenciais de outubro.
Italo Henrique.
Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!