INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em alta, cotado à 96,85 cents/lb (+160 pontos) no vencimento dezembro/19, o mercado acompanhou as oscilações do dólar ante o real, mas também passou por movimentações técnicas.
A produção de café em nível mundial no ano cafeeiro-2018-2019 atingiu 174,5 milhões de sacas de 60kg. Desse volume, o café da espécie arábica somou 104 milhões de sacas, o que corresponde a 60% desse total, e o café robusta 70,5 milhões que equivale a 40%. Esse volume total foi 9,8% superior à safra anterior (2017-2018), a qual foi de 158,9 milhões de sacas de 60kg, sendo 94,5 milhões de sacas de café arábica e 64,4 milhões de sacas de robusta.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 95.57 e posteriormente em 94.28. Já resistências vistas em 97.67 e 98.48.
Já de acordo com a Somar Meteorologia, uma frente fria fez a sexta-feira amanhecer com o céu carregado nas áreas mais próximas ao Uruguai e até o final do dia a chuva irá se espalhar por todo Rio Grande do Sul. No decorrer do fim de semana a frente fria avança e deve alcançar o Paraná, provocando chuva no norte do Estado, porém com baixos acumulados e de forma localizada e rápida. De domingo para segunda-feira a frente fria chega ao Sudeste, mas o sistema deverá provocar chuva especialmente na faixa leste da Região. Nas áreas produtoras, a nebulosidade vai aumentar, a temperatura deve diminuir, mas se chover será muito fraco e isolado.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$4,1430 (-0,69%), em dia positivo para moedas emergentes, com agentes dos mercados se mantendo otimistas em meio a esperanças de que Estados Unidos e China voltem às negociações e superem sua disputa comercial
O mercado também se manteve atento ainda à definição da Ptax de fim de mês, evento que tradicionalmente adiciona volatilidade aos negócios.
Nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que as equipes de negociadores comerciais chinesas e norte-americanas estão mantendo uma comunicação eficaz.
No dia anterior, o Ministério do Comércio da China havia dito que os dois países estavam discutindo a próxima rodada de negociações comerciais presenciais marcada para setembro, mas as expectativas de avanço dependiam da capacidade dos EUA de criarem condições favoráveis.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!