22 de Novembro de 2019 às 09:13

Boletim diário Expocaccer 21-11: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 116,25, cents/lb (+ 480 pontos) no vencimento março/20. 

Já o maio/20 avançou 545 pontos, a 118,60 cents/lbp e o julho/20 teve avanço de 555 pontos, a 120,65 cents/lb.

Ainda os fatores técnicos, a proximidade do mês de dezembro (vencimento do próximo contrato), também estão influenciando diretamente na reação do mercado, com rolagens de posições, instabilidades chuvosas em algumas regiões do Brasil e, em especial, a contínuas chuvas na América Central - vem dando suporte ao mercado. 

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reduziu em 10,5% a produção de café brasileiro para a safra 2019/20. De acordo com o relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro, a produção pode cair para 58 milhões de sacas de 60 kg. "Devido aos rendimentos agrícolas e de descascamento mais baixos do que o projetado anteriormente nas áreas de cultivo de arábica", afirma o USDA. 

O FAS prevê ainda que a exportação do café arábica também reduza cerca de 14,7%, com 35,32 milhões de sacas. Segundo o USDA, a baixa acontece devido à menor oferta esperada de café para 2019/2020. 

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, falou sobre os desafios da cafeicultura brasileira ao participar, na quarta (20), em Belo Horizonte (MG), da abertura da Semana Internacional do Café 2019.

Martins abriu seu discurso destacando o crescimento da atividade cafeeira no Brasil. “A produção de café é orgulho para nós brasileiros. Graças ao desenvolvimento científico e tecnológico e principalmente com empenho dos nossos produtores, aqui se construiu a maior cafeicultura do mundo. Ela é a maior em tecnologia, produção e exportação”, lembrou.

O presidente da CNA também falou sobre a importância do evento para mostrar ao mundo que o Brasil se destaca na produção de café com qualidade. Disse, ainda, que o futuro da cafeicultura depende de ações que permitam o bom desempenho econômico das propriedades rurais, principalmente em momentos de queda de preço como ocorreu em 2019.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 111,40 e posteriormente em 106.55. Já resistências vistas em 118.95 e 121.65.

De acordo com a Somar Meteorologia, a presença de um corredor de umidade mantém a chuva numa faixa desde a costa do Sudeste até o interior do Brasil. Nas áreas de café a quinta-feira tem o tempo instável na Mogiana paulista, Sul e Triângulo mineiros além do Espírito Santo, onde a chuva é menos intensa em relação aos últimos dias, mas ainda mantém um alto índice de umidade nas lavouras. No Paraná, por enquanto o tempo segue firme e quente.

DÓLAR

O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$4,1927 (-0,15%).

O dólar fechou em leve queda pela segunda sessão consecutiva nesta quinta-feira, ficando abaixo do patamar psicológico de 4,20 reais, depois de oscilar entre ligeiras altas e baixas num pregão de volta de feriado local e de noticiário conflituoso sobre EUA e China no exterior.

No noticiário doméstico, a economia brasileira registrou crescimento de 0,1% no 3º trimestre, na comparação com os 3 meses anteriores, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (21). No mês de setembro, o indicador avançou 0,3% ante agosto. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% entre os meses de julho e setembro, segundo o indicador.

No exterior, o líder das negociações comerciais da China indicou que está “cautelosamente otimista” sobre a possibilidade de fechar um acordo na chamada “fase um” com os Estados Unidos.
O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, fez os comentários durante discurso em Pequim na quarta-feira, antes do início do Fórum da Nova Economia organizado pela Bloomberg, segundo pessoas que compareceram ao jantar, mas que não quiseram ser identificadas. O vice-primeiro-ministro chinês também pediu que o principal negociador comercial dos EUA vá até a China com o objetivo de dar continuidade às negociações este mês, um convite que até agora não foi aceito.

Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!