18 de Dezembro de 2018 às 09:05

Boletim diário Expocaccer 17-12: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte baixa

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte baixa, à 100,10 cents/lb (-215 pontos) no vencimento março/19. Apesar de iniciar o dia em alta, o mercado voltou para o lado vermelho da tabela acompanhando o câmbio e dados da oferta global.

O vencimento referência do arábica volta a se aproximar do patamar de 100 cents/lb após o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgar na última sexta-feira (14) que a oferta global de café superará 10,9 milhões de sacas de 60 kg na safra 2018/19.
O USDA ainda aumentou a estimativa de produção brasileira para 63,4 milhões de sacas, ante uma estimativa anterior de 60,2 milhões. Como divulgado, o tempo favorável durante o desenvolvimento das lavouras do país contribuiu para o resultado.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 98,80 e posteriormente em 97.50. Já resistências vistas em 102.35 e 104.60.
 
De acordo com a Somar Meteorologia, as próximas duas semanas devem ser mais secas nas regiões produtoras de café do pais. As eventuais chuvas que devem ocorrer se darão de maneira isolada em forma de pancadas ao final da tarde. A segunda quinzena de dezembro deve ser em média até três graus mais quente que a média do mês.

DÓLAR

-- O dólar comercial reverteu a alta do começo do dia e escorregou, fechando o dia cotado à R$3,8940 (-0,28%). Afetado por fatores técnicos ao longo da manhã, o mercado brasileiro demorou para se alinhar com o exterior, mas o enfraquecimento da moeda americana se estendeu para cá no período vespertino, enquanto os investidores aguardam a decisão do Federal Reserve nesta semana.

Num ambiente de baixo volume de negócios, o que afeta a cotação são fatores técnicos e catalisadores de curto prazo, que geram um vaivém pontual sem formação de tendência clara. Tanto é que, nos últimos dias, a marca de R$3,90 tem se tornado uma parada recorrente para o dólar no mercado brasileiro.
É consenso de mercado que, o que está no "preço" da moeda é a ansiedade com o avanço da agenda de reformas no Brasil e cautela com os desdobramentos da economia mundial. O principal evento da semana é a decisão de política monetária do Federal Reserve. 

A expectativa é a de que o banco central americano reforce um processo mais brando de elevação de juros. É esperado que o Fed reduza suas projeções de altas no gráfico de pontos para dois movimentos no ano que vem e, no comunicado, deve apontar que o processo será bastante dependente de indicadores econômicos, levando em consideração que por ora, os números da economia americana não são tão animadores.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!