15 de Fevereiro de 2020 às 10:06

Boletim diário Expocaccer 14-02: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 109,10 cents/lb (+ 465 pontos) no vencimento março/20.

O mercado futuro do café arábica encerra a semana com altas significativas na Bolsa de Nova York (ICE Future US) e os principais contratos finalizam a sessão desta sexta-feira (14) com valorização de até 470 pontos. O momento é de recuperação para o mercado do café e apesar de números expressivos, altas representam apenas 1/3 de recuperação quando comparadas com as perdas que o setor vem registrando desde o início de 2020.

Março/20 teve valorização de 465 pontos, cotado a 109,10 cents/lbp, maio/20 subiu 465 pontos, valendo 111,35 cents/lbp, julho/20 também registrou alta de 465 pontos, cotado a 113,40 cents/lbp e setembro/20 encerra a semana com valorização de 470 pontos e negociado por 115,45 cents/lbp.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 105.37 e posteriormente em 101.63. Já resistências vistas em 111.12 e 113.13.

De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria aos poucos perde força, mas a presença de áreas de instabilidade e muita umidade mantém a chuva sobre a Região Sudeste. A chuva continua pelo menos até o final desta semana e são esperados elevados acumulados ainda no sul de Minas Gerais, onde a grande quantidade de chuva já deixou áreas produtoras alagadas. Atenção com risco de erosão do solo, por causa da chuva frequente das últimas semanas. No sul de Minas ainda tem previsão para volumes maiores que 100mm até sexta-feira. No Espírito Santo chove forte na faixa sul do estado. Já no norte capixaba e na Bahia, praticamente não há chuva significativa.

DÓLAR

O dólar comercial fechou hoje em baixa, cotado à R$4,2915 (- 0,71%).

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou esta sexta-feira (14) com perdas de 1,11%, aos 114.380,71 pontos. O dólar comercial também encerrou a sessão em queda, de 0,71%, cotado a R$ 4,2915.

A moeda dos EUA, que bateu a máxima histórica na última quarta-feira (12), caiu pela primeira vez na semana. O Banco Central vendeu 20 mil contratos de swaps para aumentar a liquidez no mercado brasileiro.

No noticiário doméstico, conhecidos os números da produção em dezembro, os sinais são de que a economia deu uma freada no último mês de 2019, reduzindo o ritmo de crescimento que exibiu no terceiro trimestre. 

Janeiro começou com indicadores antecedentes apontando em direções divergentes. Esse quadro ainda não permite traçar uma trajetória definitiva para o ritmo da atividade econômica em 2020, mas há indicações de que as projeções para a expansão da economia, nem bem o novo ano começou, já estão passando por revisões baixistas. Aquelas estimativas mais otimistas, de crescimento acima de 2,5%, estão sendo abandonadas.

No exterior, investidores estavam de olho na China, em dados sobre os casos de coronavírus e nas negociações comerciais com os EUA.

Apesar da revisão para cima do número de casos de coronavírus [na China], em função da mudança de metodologia de contabilização da doença, os investidores aguardam com otimismo a redução de tarifas da China sobre produtos norte-americanos.

O corte de impostos é resultado da primeira fase do acordo assinado entre EUA e China. Por meses, os dois países travaram uma guerra comercial que abalou os mercados e levantou temores de uma nova recessão global.

Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!