Na terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia mais uma vez em baixa, à 109,20 cents/lb (-95 pontos). Fatores técnicos têm pressionado as cotações do arábica nos últimos dias depois de os preços se aproximarem do patamar de 120 cents/lb no início do mês. Agora, ajustes são vistos à medida que nos aproximamos do first notice day na bolsa de NY (1° dia do aviso de entrega) e o câmbio também exerce pressão.
A produção mundial de grãos no ano 2017/2018 foi estimada em 163,51 milhões de sacas pela Organização Internacional do Café (OIC), o que representa uma alta de 4,8% em relação ao período anterior.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 107,75 e posteriormente em 106.30. Já resistências vistas em 110.45 e 111.70.
De acordo com a Somar Meteorologia, de acordo com os modelos meteorológicos teremos uma semana de chuvas, para hoje pouco volume é esperado nas principais regiões produtoras com médias de 2mm para o Sul de Minas e 3.5mm para Cerrado. Maiores volumes são esperados a partir de quinta-feira desta semana.
DÓLAR
O dólar comercial terminou a terça-feira no maior patamar em mais de um mês ante o real, cotado à R$3,8320 (+1,99%), sob influência da piora externa com o tombo dos preços do petróleo e ainda com os investidores atentos ao noticiário doméstico, após indicações do presidente eleito Jair Bolsonaro sobre inviabilidade de votação da reforma da previdência neste ano.
O andamento da reforma da previdência preocupou os investidores no pregão de hoje, depois que, no dia anterior, o presidente eleito Jair Bolsonaro reconheceu que dificilmente ela será aprovada neste ano.
Uma fonte da equipe de transição disse nessa tarde que o novo governo terá que fazer duas reformas, uma do modelo atual e outra para implantar um novo regime, caso nada seja aprovado para alterar o sistema previdenciário ainda este ano.
No exterior, o forte recuo do preço do petróleo acabou pressionando para baixo outras commodities e moedas de países emergentes, entre elas o real.
Italo Henrique/ Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!