3 de Agosto de 2019 às 09:25

Boletim diário Expocaccer 02-08: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ


-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em alta, cotado à 98,15 cents/lb (+115 pontos) no vencimento setembro/19, esboçando uma recuperação frente as quedas recentes.

Segundo a Abics (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel), o café solúvel do Brasil pode ampliar mercado após a conclusão das negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que gerou grande repercussão para o produto brasileiro como um dos itens incluídos no pacto, com o café solúvel sendo destacado em discursos do governo federal e em diversas reportagens da imprensa nacional e internacional. 

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 96.95 e posteriormente em 95.75. Já resistências vistas em 99.15 e 100.15.

Já de acordo com a Somar Meteorologia, uma frente fria já avança pelo Sul do país provocando chuva e diminuindo a temperatura. No fim de semana deve gear no Sul do país, mas o café do Paraná não terá temperaturas tão baixas e portanto não tem risco de geada. No Sudeste, a chuva alcança as áreas de café, a temperatura cai, mas por causa ainda da presença de umidade, dificilmente irá gear nas áreas produtoras de São Paulo e Sul de Minas. A partir de segunda-feira, a chuva diminui, o ar polar perde força e volta a fazer calor no meio da semana que vem.

DÓLAR


-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$3,8930 (+1,16%), de olho na guerra comercial entre China e Estados Unidos após o presidente norte-americano, Donald Trump, dizer que irá impor tarifa adicional sobre importações chinesas.

No exterior, foi desencadeada uma busca por proteção após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar na véspera que aplicará tarifas de 10% sobre US$ 300 bilhões remanescentes em importações chinesas a partir de 1º de setembro.

A medida pode impactar o Brasil de duas maneiras: com crescimento menor, sendo esse mas difícil de estimar e provavelmente muito marginal e a outra maneira seria com a possibilidade de novos cortes de juros aqui se o Federal Reserve acelerar seu passo de cortes, dado que a economia pode ser comprometida com a retaliação à China.

A guerra comercial preocupa o mercado financeiro na medida em que investidores enxergam que a disputa pode atingir outros países e, portanto, representar uma ameaça à economia global. Diante do cenário de incerteza, os agentes buscam investimentos considerados mais seguros, como o dólar, e o aumento da demanda faz a cotação da moeda norte-americana subir.

No panorama doméstico, investidores se preparam para a retomada dos trabalhos no Congresso após o período de recesso parlamentar. A expectativa é que as matérias econômicas, notadamente a votação em segundo turno da reforma da Previdência, ocorram na próxima semana.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!