2 de Julho de 2019 às 08:38

Boletim diário Expocaccer 01-07: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ


-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 111,35 cents/lb (+190 pontos) no vencimento setembro/19, o mercado chegou a subir mais durante o dia, testando máximas de sete meses, acompanhando a previsão de geadas no Brasil e câmbio.

As exportações globais de café avançaram 19,4% em maio na comparação anual, atingindo 11,60 milhões de sacas de 60 kg, apontaram nesta segunda-feira dados da Organização Internacional do Café (OIC). Nos oito primeiros meses da safra 2018/19, iniciada em 1º de outubro de 2018, as exportações do produto cresceram 7,5%, alcançando 86,57 milhões de sacas.

As exportações de café arábica em maio foram de 7,54 milhões de sacas, alta de 26,3% em relação ao ano anterior. No acumulado da safra, elas registraram avanço de 10,2%, para 55,91 milhões de sacas. Já os embarques de café robusta cresceram 8,3% em maio, chegando a 4,05 milhões de sacas, com uma alta de 3% na temporada até o momento, para 30,65 milhões de sacas.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 109.90 e posteriormente em 108.45. Já resistências vistas em 113.45 e 115.55.

De acordo com a Somar Meteorologia, a semana começa com tempo seco e quente nas principais áreas de café do Brasil, mas a partir do meio da semana, o avanço de uma frente fria deverá provocar chuva e declínio acentuado da temperatura. A queda mais significativa dos termômetros está prevista para o período entre sexta-feira e o fim de semana. O frio mais forte será registrado no sábado, mas é no domingo que a área de alta pressão deve alcançar o sul de Minas e o risco de geada por enquanto está previsto para o café do nordeste do Paraná, Baixa Mogiana em São Paulo e pontos mais altos do sul de Minas. Embora exista esse risco de geadas, a maior parte das áreas produtoras não será afetada pelo frio.


DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$3,8450 (+0,10%), no primeiro dia de negócios do segundo semestre deste ano. Mais cedo, a moeda recuava com alívio vindo do exterior após China e Estados Unidos concordarem em reiniciar as negociações comerciais, e na expectativa pela apresentação do relatório final da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara.

No cenário externo, os EUA e a China concordaram em voltar às negociações comerciais, com o governo norte-americano suspendendo novas tarifas sobre exportações chinesas, em um sinal de pausa nas hostilidades comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Ao falar sobre a Huawei, um dos pontos espinhosos da negociação entre os dois países, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse ainda que companhias norte-americanas receberiam permissão para vender componentes à maior fabricante de peças de telecomunicações do mundo, quando não houvesse problemas de segurança nacional.

O anúncio trouxe alívio aos mercados globais nesta segunda-feira, encorajando investidores a deixarem de lado a cautela que vinham adotando na expectativa do encontro entre os presidentes dos dois países, ocorrido paralelamente à cúpula do G20 no Japão, e alimentando apetite por risco.


No panorama doméstico, investidores olham para uma semana considerada crucial para a reforma da Previdência, na expectativa que o relator do texto na comissão especial, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresente o relatório final no início desta semana.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que terça-feira é o prazo final para reincluir ou não Estados e municípios. Na terça, Maia participa de uma reunião com os governadores e Moreira, para definir o apoio ou não à reforma.
Agentes financeiros monitoram se parlamentares conseguirão votar o texto no plenário da Câmara antes do recesso.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!