1 de Novembro de 2018 às 09:21

Boletim Diário da Expocaccer 31/10/2018

Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, à 112,70 cents/lb (+30 pontos).

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER


CAFÉ
-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, à 112,70 cents/lb (+30 pontos). O mercado externo se acomoda tecnicamente depois de fechar o pregão do dia anterior com queda de cerca de 180 pontos. Os principais vencimentos seguem abaixo dos 120 cents/lb.

A produção de café em Rondônia deve superar as 2,3 milhões de sacas de 60 quilos em 2019 e bater recorde de produção, amparada pelo regime de chuvas favorável à cultura e pela entrada de novos cafezais no Estado. Em 2018, a produção aumentou para 2,2 milhões de sacas de 60 quilos, a maioria da variedade robusta, crescimento de 2,1%, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 111,53 e posteriormente em 110.37. Já resistências vistas em 113.68 e 114.67.
 
De acordo com a Somar Meteorologia, a quarta-feira amanheceu com céu carregado no Sul do Brasil, por causa de uma área de baixa pressão que se formou e uma frente fria que se aproxima pela costa. O Rio Grande do Sul já recebeu fortes temporais, com ventania, trovoadas e houve até queda de granizo em alguns municípios. Até o fim do dia, os temporais vão se espalhar pelos três Estados do sul do Brasil, inclusive com risco de chuva forte para o Arábica do Paraná. No Sudeste o destaque do dia é a temperatura que fica ainda mais alta e é a partir de amanhã quinta-feira, que tem previsão de chuva forte para as áreas majoritárias da região. Nestes próximos 5 dias serão acumulados quase 70 mm de chuva em algumas áreas do Arábica entre Paraná e sul de Minas. No conilon capixaba serão acumulados no máximo 15mm de chuva.

DÓLAR


-- O dólar comercial fechou em alta nesta quarta-feira, cotado à R$3,7110 (0,51%), no último pregão do mês, sob a influência da valorização da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior e um dia depois de o Banco Central ter sinalizado que pretende rolar integralmente o vencimento em swap cambial tradicional de dezembro.

A formação da taxa PTAX (usada na liquidação de diversos derivativos cambiais) nesta quarta deixou o mercado mais técnico e volátil e também contribuiu para a alta do dólar. Os investidores mantiveram as atenções ao cenário externo e ao noticiário político local, após declarações do economista Paulo Guedes, que assumirá um superministério da área econômica no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.
As primeiras declarações mostram a intenção da equipe de Bolsonaro de tentar aprovar a reforma da Previdência ainda no governo de Michel Temer.

Também nesta quarta-feira, a criação de vagas do mercado privado de trabalho norte americano teve seu maior aumento em oito meses em outubro, sugerindo que a abertura de postos de trabalho acelerou este mês após o furacão Florence ter prejudicado em setembro.
O Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) subiu os juros três vezes este ano e há previsão de mais cinco aumentos até o início de 2019 - a próxima elevação no último encontro deste ano, em 18 e 19 de dezembro. O dólar se mantinha na máxima em 16 meses ante a cesta de moedas, fortalecido por esses dados robustos da economia norte-americana, que podem manter o Fed na trilha de mais aumentos de juros no país.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!