INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em leve alta, à 116,65 cents/lb (+35 pontos) no vencimento março/19. Após operar em forte queda em grande parte do dia, chegando a tocar a mínima de 113.15 (-315 pontos), o mercado realizou forte correção voltando ao patamar positivo pouco antes do encerramento do pregão.
Do lado fundamental, além da expectativa de produção, o mercado externo também acompanhou a queda dos estoques de café verde dos Estados Unidos em outubro, que agora totalizam 6.176.867 sacas, de acordo com dados divulgados na quinta-feira (15) pela GCA (Green Coffee Association).
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 114,20 e posteriormente em 111.75. Já resistências vistas em 118.05 e 119.45.
De acordo com a Somar Meteorologia, praticamente todas as principais áreas cafeeiras do pais seguem com previsão de chuvas volumosas que devem persistir até o próximo final de semana. Os volumes acumulados podem superar os 100mm em Patrocínio até sexta-feira.
DÓLAR
-- O dólar comercial terminou a segunda-feira em alta ante o real, cotado à R$3,7640 (+0,66%), num movimento de correção de parte da queda dos últimos dois pregões ampliado pela menor liquidez por conta do feriado de amanhã, sem perder o cenário externo do horizonte.
A liquidez foi baixa na sessão, com muitos investidores emendando o feriado do Dia da Consciência Negra, que deixa os mercados fechados no dia seguinte. Na quinta-feira, é a vez de os mercados norte-americanos não abrirem devido ao dia de Ação de Graças —o que promete deixar toda a semana com liquidez curta.
O dólar bateu a máxima cotação da sessão ante o real à tarde, após declarações do presidente do Fed de Nova York, John Williams.
Um dos mais influentes membros votantes de política monetária do Federal Reserve, ele disse esperar a continuidade do ciclo de aumento gradual das taxas de juros no encontro do mês que vem, de modo a prolongar a expansão econômica dos EUA.
Internamente, agradou a notícia de que o economista Roberto Castello Branco aceitou convite para comandar a Petrobras no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, somando-se ao nome de Roberto Campos Neto como presidente do Banco Central.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!