INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
AJUSTE SEMANAL
Do dia 10/08 (contrato setembro/18 @102.45) ao fechamento do dia 14/08 (contrato setembro/18 @99.70) o mercado de café NY registrou 275 pontos de baixa (-2,68%).
O dólar comercial (USD/BRL) no mesmo período ajustou em alta, de 0,0310 centavos à @4,1670 (+2,13%).
POSIÇÃO DOS FUNDOS
Segundo o CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities) do dia 04/09 ao dia 11/09, os fundos SPECS venderam 538 lotes, passando para uma posição líquida vendida de 105.874 lotes.
Neste mesmo período o mercado registrou 100 pontos de baixa.
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia mais uma vez em baixa, à 99,70 cents/lb (-95 pontos), diante da expectativa de grande produção no Brasil, que segue se consolidando.
Mesmo diante de um movimento de desvalorização do real frente ao dólar, as cotações do arábica não reagiram e mais uma vez o primeiro vencimento do arábica volta a ficar abaixo dos 1.00 cents/lb.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 99,18 e posteriormente em 98.67. Já resistências vistas em 105.53 e 101.37.
De acordo com o Clima Tempo, as chuvas chegaram nas áreas cafeeiras, trazendo chuvas intensas e muito vento para as áreas produtoras de café do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.* A previsão aponta chuvas intensas pelo menos até a próxima quarta-feira*, com volumes acumulados que podem superar os 100mm.
DÓLAR
-- O dólar teve um dia de trégua nesta sexta-feira, 14, após encostar em R$4,20 na quinta-feira e chegar à maior cotação nominal do Plano Real. Depois de uma manhã volátil, a moeda engatou queda na parte da tarde e terminou o dia em R$4,1670, baixa de 0,72%. Mesmo assim, o dólar à vista teve a segunda semana consecutiva de alta, acumulando valorização de 1,96% nos últimos cinco dias, e de 2,47% no mês.
Apesar da queda, fica o alerta de que a volatilidade vai continuar alta no mercado, que deve oscilar com o noticiário sobre as eleições e novas pesquisas eleitorais. A temática eleitoral tem predominado de forma contundente.
Além da pesquisa do Datafolha que sai nesta sexta, o Ibope deve divulgar novo levantamento na próxima terça-feira (18). Operadores ressaltam que o mercado quer ver, principalmente, como será o desempenho de Haddad e se Bolsonaro deve crescer ainda mais e/ou reduzir seus níveis de rejeição.
Italo Henrique.Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!