INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte queda, à 102,20 cents/lb (-160 pontos). O mercado do arábica se acomoda tecnicamente após avançar mais de 200 pontos no dia anterior.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 101,45 e posteriormente em 100.70. Já resistências vistas em 103.55 e 104.90.
De acordo com o boletim da Somar Meteorologia, há uma frente fria avançando pela costa do Sudeste e uma área de baixa pressão na altura do Sul do Brasil. Ambos sistemas são bem costeiros e só provocam chuva ao longo da faixa leste destas duas regiões. No interior do Sul e Sudeste, que compreendem as áreas majoritárias do arábica, o tempo segue firme, com a temperatura mais baixa, mas sem risco algum para geadas. No Espirito Santo, a passagem da frente fria provoca aumento de nebulosidade e um pouco de chuva no conilon capixaba (entre 5 e 10mm acumulados) e no final da semana o tempo seca. A partir da quinta-feira a temperatura volta a subir entre o norte do Paraná e o Sudeste do Brasil e a chuva não virá pelo menos até o final da próxima semana.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou a quinta-feira com forte queda ante o real, cotado à R$4,1042 (-0,97%), já o dólar futuro para outubro terminou cotado à R$4,0587, após o mercado assimilar a notícia de um ataque contra o candidato à presidência Jair Bolsonaro.
A avaliação do mercado é que o ataque pode fortalecer a candidatura de Bolsonaro, que aparece em primeiro nas pesquisas de intenção de voto. Outra leitura é que o ataque enfraquece candidaturas mais alinhadas à esquerda, como as de Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT). Bolsonaro tinha 9 segundos de propaganda na TV. Agora tem 24 horas de exposição em todos os veículos de mídia.
A quinta-feira começou com a moeda dos EUA oscilando entre pequenas altas e baixas no mercado doméstico, em meio ao tom de cautela dos investidores antes do feriado prolongado no Brasil, que terá a divulgação dos dados mensais de emprego da economia norte-americana. Além disso, na semana que vem Datafolha divulga pesquisa de intenção de voto e, no domingo, haverá um novo debate entre os presidenciáveis promovido pelo grupo Estado e a TV Gazeta.
Mesmo com a queda de hoje, a moeda dos EUA acumulou alta de 0,49% na semana. O Banco Central ficou de fora do mercado nos últimos quatro dias, fazendo apenas o leilão de rolagem de contratos de swap. No ano, porém, a moeda americana segue em alta forte, de 23%, a terceira maior entre as moedas de emergentes, atrás apenas da Argentina (+107%) e Turquia (+72%).
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!